Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisNo aumento constante de poluição por lixo, principalmente pelo plástico que é um material que além de demorar mais de 400 anos para se decompor na natureza ainda libera microplástico que está poluindo rios, oceanos e o ar que respiramos, a coleta seletiva de lixo é a opção mais simples e barata para combater a poluição por lixo.
Consumir faz parte da rotina do ser humano, visto que tudo que precisa é preciso consumir como alimentos, roupas, produtos de higiene. Porém, é preciso determinados cuidados e cautela em relação ao que se consume, por exemplo, evitar consumir produtos que não podem ser reciclados ou reaproveitados de alguma forma e evitar plástico, quando não for possível reciclar.
A coleta seletiva de lixo é uma arma poderosa no combate à poluição por lixo, além de também ser uma geradora de empregos e ajudar diretamente o meio ambiente, dado que o material que iria poluir será reaproveitado como matéria-prima novamente.
Como já sugerido no próprio nome, se trata de fazer a coleta seletiva conforme o material, por exemplo, plásticos, vidros, metais, papéis outros materiais. Os cestos de lixo para coleta seletiva são separados por cores e marcações, como sendo o azul para papel, verde para vidro, vermelho para plástico amarelo para metais entre outras cores, confira todas as cores e cada significado aqui.
Condomínios, escolas, hospitais, restaurantes, hotéis e áreas públicas, em geral, é muito comum ver conjuntos de lixeiras para coleta seletiva, e isso se deve ao fato de existirem leis referente a política nacional de resíduos.
Não só pode como é altamente recomendado fazer isso, a maioria das pessoas que vivem no Brasil não moram em condomínios, o que no caso não há um gerenciamento de resíduos coletivos, mas isso pode ser corrigido fazendo cada um, a coleta seletiva em casa e entrando em contato com cooperativas para fazer o recolhimento do material reciclado semanalmente.
Fazer coleta seletiva em casa é bem simples, e pode ser feito desde utilização de sacos separando assim os materiais e até lixeiras especificas para coleta seletiva, já que existem uma grande variedade de lixeiras para coleta seletiva de lixo individuais e com partições que são excelentes opções para ser usadas em residências.
Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisDescubra como a reciclagem de caixas de leite contribui para um futuro mais verde.
Leia maisApesar de muitas pessoas terem uma boa educação em determinadas situações jogam o lixo no chão
Leia maisContribuindo para um Futuro Sustentável
Leia maisUm problema muito comum com soluções bem simples
Leia maisRoupas Velhas, Novos Propósitos: Desapegar com Consciência e Sustentabilidade
Leia mais