Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisAs lixeiras para coleta seletiva estão em todos os locais, vemos em praças, hotéis, parques e diversos locais públicos, mas muitas vezes nos confundimos com as cores por que nem sempre tem algum símbolo na lixeira, somente a cor. Vamos ver aqui como funciona a separação e as cores da coleta seletiva.
Definição de lixo é um material sem valor e sem utilidade, ou seja, o que não pode ser mais aproveitado. Logo nem tudo que descartamos é lixo, já que pode ser reaproveitado, dessa forma o termo lixo nem sempre é utilizado e é substituído pelo termo resíduo. Outro termo utilizado é rejeito, assim como o resíduo é todo material que pode ser reaproveitado, o rejeito é todo material que não pode ser reaproveitado.
A coleta seletiva existe justamente para poder separar os materiais de acordo com a natureza de cada um, dessa forma possibilitando que o material possa ser reaproveitado, ou se for o caso possa ser enviado para um local apropriado em caso de materiais que não possam ser reaproveitados.
Os materiais são separados basicamente da seguinte forma: plásticos, metais, papéis, orgânicos, hospitalares, radioativos e madeira. E cada um desses materiais possui uma cor que o representa, dessa forma separado pelos coletores com as respectivas cores da coleta seletiva.
As cores foram implementadas de acordo com a Resolução CONAMA Nº 275/2001, onde foram definidas as cores para cada tipo de material, dessa forma padronizando as cores para todo o país.
Cores da coleta seletiva definidas de acordo com a Resolução CONAMA:
AZUL: papelão /papel
VERMELHO: plásticos
VERDE: vidros
AMARELO: metais
PRETO: madeiras
LARANJA: resíduos perigosos
BRANCO: resíduos hospitalares
ROXO: resíduos radioativos
MARROM: resíduos orgânicos
CINZA: resíduo geral não reciclável
Imagem de Eunice De Faria por Pixabay
Papéis em geral, como revistas, jornais, cadernos e embalagens feitos de papelão em geral.
Plásticos em geral, basicamente tudo que consumimos de plástico como embalagens, sacolas, sacos, garrafas plásticas de todos os tipos. Sempre importante lembrar-se de passar uma água para retirar os resíduos antes de colocar os plásticos na separação.
Garrafas em geral, como garrafas de refrigerante, vidros de conserva, embalagens de vidro, ou seja, qualquer vidro que for ser descartado. Não deixe tampas e outra parte de plástico ou papel nesses vidros que serão descartados, sempre se lembre de remover tudo antes.
Latas, muitos produtos que consumimos estão em latas como refrigerantes, cerveja, comida enlatada como latas de leite condensado e muitos outros produtos. Ou seja, tudo que for algum tipo de metal deve ser separado na lixeira amarela.
Todos os lixos que não podem ser reciclados que não se encaixem em outras categorias..
Importante: sempre separe os materiais completamente e no caso de embalagens tome cuidado com restos de resíduos, então é necessário fazer uma limpeza nos materiais antes do descarte como exemplo garrafas de vidro e de plástico.
Basicamente a limpeza do material antes de fazer a separação é feita por dois motivos, o primeiro para evitar mau cheiro e segundo para evitar que o material seja danificado.
Papéis precisam de atenção também, como, por exemplo, papéis higiênicos não fazem parte da reciclagem e qualquer outro papel que contenha qualquer categoria de lixo orgânico também não é material reciclável e sim rejeito.
As cores da coleta seletiva são importantes por facilitar o processo de separação e o fato de ser padronizado evita que não ocorra erros no momento da separação dos resíduos. Faça sua parte separando os resíduos corretamente, dessa forma fazendo um bem ao meio ambiente a própria sociedade.
Porém, podemos fazer nossa reciclagem em casa reutilizando garrafas e outros materiais. Um processo muito comum de ser feito é o reaproveitamento de matéria orgânica no processo de compostagem para horta orgânica.
Faça o uso da regra dos 5 Rs: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar. Se não conhece, veja mais aqui.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia maisAprenda passo a passo como realizar a coleta seletiva
Leia mais