Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisAcordar pela manhã tomar café e em seguida um banho e ir para o trabalho onde nesse intervalo estamos utilizando um carro ou qualquer outro meio de transporte motorizado. Ao chegar no trabalho passar o dia no ar condicionado, nos preocupar com nossos problemas diários e as contas no fim do mês.
Uma rotina muito comum, que muda um pouco para cada pessoa, mas de certa forma um pouco de cada coisa nessa rotina descrita é feita por uma grande parte das pessoas. Uma rotina que consome e de forma bem silenciosa também destrói.
Nossa rotina por mais simples que pareça está corroborando aquecimento global e a poluição em nosso planeta, estamos consumindo recursos e a grande parte não é de forma sustentável. Vamos mostrar aqui como o que fazemos em nosso cotidiano esta afetando o clima do nosso planeta.
Diariamente estamos produzindo lixo, diariamente estamos liberando gases nocivos na atmosfera como se o planeta possuísse recursos infinitos, mas não é assim que funciona!
Todos os gases nocivos que liberamos na atmosfera desde os gases CO₂ dos nossos meios de transporte, até os gases dos ar condicionados como o HFCs causam danos a camada de ozônio.
O CO₂ corrobora o efeito estufa, que é quando os raios solares são absorvidos por esse gás aumentando assim a temperatura do planeta, ou seja, o raio entra e não é refletido para fora, ele permanece na atmosfera.
Existem outros gases que ajudam nesse processo do efeito estufa, mas o mais comum é o CO₂, por ser um gás que liberamos diariamente só de respirar, por utilizar veículos motorizados ou qualquer outro tipo de maquinário que queima combustível para funcionamento. Ou seja, maior parte dos veículos que possuímos.
A camada de ozônio é composta por um gás que possui 3 átomos de oxigênio que por sua densidade fica na estratosfera entre 20 quilômetros a 35 quilômetros da superfície do planeta, essa camada é responsável pela absorção de até 90% da radiação ultravioleta que é nocivo para saúde da vida na terra. Basicamente a camada de ozônio é um grande filtro que nos protege.
Ok, está aumentando a temperatura do planeta e estamos aumentando o buraco na camada de ozônio, mas no que nos afeta? Em tudo! Nossa vida e a vida do planeta!
Com o aumento da temperatura do planeta as consequências podem ser muitas e de forma muito diversificada, desde o derretimento das geleiras que vão aumentar o nível dos oceanos que vão cobrir as áreas baixas, destruírem habitat de animais, liberarem doenças que estão congeladas nas quais não sabemos ainda lidar com elas, aumentar as secas e mudanças no clima do planeta que pode ser tanto para mais frio quanto para mais quente uma vez que o clima ficara desregulado.
O aumento pode causar chuvas fortes, furacões, tornados e em locais onde não costuma acontecer, um problema que está ligado a ações humanas no planeta.
O conhecido El Niño acontece pelo aquecimento das águas do oceano e esse fenômeno causa muitas chuvas fortes em período curto de tempo, e no Brasil em ano de El Niño as regiões que mais sobre são o sul e sudeste. Onde que em julho de 2015 causou vários estragos no sul do Brasil afetando mais de 25 mil pessoas em 108 cidades.
No mesmo ano 2015, uma onda de calor atingiu o Brasil onde localidades como Centro oeste, sudeste e parte do Nordeste do país com temperaturas que quebram recordes chegando até 42 graus em 16 de outubro.
As enchentes ocorrem por causas naturais de chuvas concentradas em um período curto de tempo, mas as ações humanas favorecem para agravamento do problema. Quando por conta do aquecimento global ocorrem chuvas demasiadamente exagerada e intensa como mencionamos acima, onde os entupimentos de bueiros faz com que a intensidade e o prejuízo seja muito maior.
As pequenas atitudes que temos de jogar o lixo na rua de qualquer forma, desde pequenos papéis de bala até partes de móveis e lixos maiores faz com que os bueiros sejam entupidos e dessa forma agravando alagamento em áreas baixas quando ocorrem chuvas fortes e um curto tempo.
De certa forma sim, aqui estamos mencionando atitudes diárias que estão corroborando para o aquecimento global, naquilo que nós podemos mudar e melhorar. São coisas que parecem pequenas no nosso dia a dia, porém quando somado a todas as outras pessoas são algo grande e que faz diferença.
Mas o aquecimento global, não é somente nossa culta por que também está ligado a queimadas de florestas tropicais, na medida em que além do CO₂ que é liberado nessas queimadas estão sendo destruídas árvores que ajudam contra o aquecimento, uma vez que as árvores absorvem o CO₂ e liberam o oxigênio.
As florestas têm um papel importante, não somente na liberação do oxigênio através da absorção do CO₂, mas também pela manutenção do clima e das chuvas.
Podemos optar por uma vida mais sustentável, podemos evitar usar nossos carros quando possível, podemos reciclar nosso lixo e nunca jogar lixo em locais indevidos. Se tornar consciente e conscientizar outras pessoas a fazer o mesmo.
Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisCada lixo que jogamos no meio ambiente tem um impacto e um tempo que demora para se decompor
Leia maisO lixo que geramos no nosso dia a dia está causando estragos que podem ser irreversíveis
Leia maisA importância do meio ambiente está diretamente ligado a nosso bem-estar
Leia maisOs danos que o lixo causa a natureza e aos seres humanos, onde nós somos os responsáveis!
Leia maisBenefícios da reciclagem para o meio ambiente e a sociedade
Leia mais