Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisEstudo realizado pela Abrelpe – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza e Resíduos Especiais - evidencia que o aumento da quantidade de lixo não é proporcional à coleta seletiva. Outro dado acerca do tratamento de lixo no país, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente mostra que as cidades com planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o qual a coleta seletiva é feita por meio de parcerias com cooperativas e catadores, recicla-se mais de 20% dos resíduos sólidos.
Ambos os índices denunciam dois fatores: a necessidade de intensificar a coleta seletiva em todo o país e a importância de parcerias com catadores e cooperativas. Esse cenário abre espaço para a prática da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ou seja, entender o lixo desde a sua concepção até seu destino, bem como a participação dos diversos setores sociais diante desse ciclo sob uma perspectiva sustentável.
Gestão Integrada do resíduo requer pensar na participação de diversos campos da sociedade quanto ao destino do lixo. A responsabilidade cai sobre os diversos setores como governo, setor formal, informal e privado, ONGs, catadores, enfim, todos passam a ser responsáveis pelo lixo.
Intensificar a coleta seletiva é reconhecer o papel dos agentes sociais e a importância deles perante o desenvolvimento sustentável. Além de ser meio de sustento para muitos, a coleta seletiva também permite por em prática as leis.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais