Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisQuando lemos sobre a poluição dos oceanos a ideia é que isso não nos afeta e que os oceanos são muito grandes para um impacto real, porém a realidade não é bem essa e vamos mostrar aqui o porquê.
Primeiro precisamos entender a importância dos oceanos para a vida, e no caso principalmente para a vida humana na qual conhecemos.
Os oceanos estão diretamente ligados ao clima do planeta, visto que 70% do CO² é absorvido pelos oceanos. Considerando que o CO² é responsável pelo efeito estufa, uma vez que a diminuição da absorção do CO² diminui, a temperatura global aumenta. O CO² é absorvido por algas microscopias, o fitoplâncton.
Ao aumentar a temperatura do planeta, diversos eventos em cascata começam a acontecer, desde chuvas fortes, furacões e até mesmo frentes frias intensas fora de época. Além do clima, a temperatura do planeta também afeta diretamente a vida de milhares de espécies de animais.
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/planeta-terra-76969/
Outro grande impacto com a temperatura do planeta vem também o derretimento das geleiras dos polos da terra, o que vai subir consideravelmente o nível da água dos oceanos, dessa forma alguns países, ilhas e costas inteiras podem desaparecer.
Nos oceanos está a maior fonte de alimentos de muitos países e ilhas pelo planeta, onde a maior fonte de proteína é vinda das águas dos oceanos.
Foto de Chait Goli: https://www.pexels.com/pt-br/foto/frutos-do-mar-variados-em-um-mercado-2031994/
Proveniente de diversas espécies marinhas, uma cadeia de alimentos para diversas espécies também faz parte do cardápio humano, e uma vez que essa cadeia é interrompida diversas espécies morrem, causando assim um grave problema para pessoas que dependem dos oceanos para sobreviver.
Os oceanos é o grande forte da economia de muitos países, desde a questão da alimentação já mencionada anteriormente, assim como também com diversos outros meios e materiais retirados dos oceanos e turismo.
Foto de GEORGE DESIPRIS: https://www.pexels.com/pt-br/foto/barco-de-pesca-azul-722995/
É pelos oceanos que a maioria das mercadorias chega a seus destinos, ou seja, dependemos mais dos oceanos do que a maioria das pessoas imagina.
No oceano possui cadeias de ecossistemas muito frágeis onde uma simples mudança pode causar diversas consequências. E não podemos deixar de mencionar os fitoplâncton como sendo o responsável por metade do oxigênio gerado no planeta, um número maior até do que as florestas, o fitoplâncton também é a base da cadeia alimentar das espécies marinhas
A poluição lançada aos mares pode afetar os fitoplâncton desde sua multiplicação desenfreada a partir de nutrientes extras vinda de esgotos e até a sua morte. Em ambos os casos geram cenários ruins para a vida aquática. Quando o aumento por da sua reprodução ocorre por conta da poluição ocorre um fenômeno chamado floração onde liberam toxinas na água afetando e matando outras espécies marinhas.
Quando ocorre a morte dos fitoplânctons afeta a cadeia alimentar e também a produção de oxigênio e a diminuição da absorção do CO² da atmosfera causando ainda mais efeito estufa e assim o aumento da temperatura do planeta.
Em um sistema tão delicado, lançar lixo diariamente nos oceanos a curto e médio prazo traz diversos problemas diretamente ligados a vida que vivemos mesmo se for longe dos oceanos, já que o clima do planeta afeta todos os lugares.
Fotograf: Rights Managed. Seal entangled in fishing gear [Internett]. Rettighetshaver: NTB. Hentet fra: https://ndla.no/subject:d1fe9d0a-a54d-49db-a4c2-fd5463a7c9e7/topic:a2f5aaa0-ab52-49d5-aabf-e7ffeac47fa2/topic:ee45a439-5633-4074-9629-f84e1dd9ef02/topic:f1b53365-36e1-43b8-b8bf-0c79f2141b82/resource:f721bdda-545f-48fa-adc9-290e05b571d4 Lest: 17.06.2021
O lixo que chega aos oceanos está matando diversas espécies, poluindo a água com microplástico que chega aos nossos pratos por também consumir animais marinhos, compromete o clima do planeta.
Atualmente existem cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo plástico nos oceanos, em um número que pode triplicar em 20 anos se nada for feito.
Imagem de Sergei Tokmakov www.thecorporateattorneys.com por Pixabay
A porta principal de entrada de lixo nos oceanos são os rios que lentamente carregam lixo e esgoto que são descartados neles, seja de forma direta ou indiretamente através da chuva alimentando assim a poluição dos oceanos. Outra parte de lixo que chega são pela própria costa dos oceanos através de lixo jogado diretamente na praia e lixos que são derivados de embarcações.
Foto pelo Biólogo Marcelo Montes Castanho — AADEP
Ou seja, o lixo que você joga pela janela do carro em locais com rios próximos, o vento e a chuva pode levar para os rios e dos rios chegar aos oceanos.
Apesar do grande número de lixo que chega aos oceanos e do cenário catastrófico, existem ONGs e Startups que se dedicam a limpeza dos oceanos por processos automatizados como embarcações robóticas e limpeza das costas.
Exemplos de ONGs como a The Ocean Cleanup, The 4Ocean e diversas outras ONGs menores e projetos que seguem em desenvolvimento.
Fazendo o básico que é dar um destino adequado ao nosso lixo. Tomando determinadas atitudes como fazer separação correta do lixo para coleta seletiva, consumo consciente, ou seja, consumir o necessário e optar por produtos que podem ser reciclados ou que sejam biodegradáveis.
Jogar o lixo no local correto já faz muita diferença e espalhar essa idéia adiante.
Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisCada lixo que jogamos no meio ambiente tem um impacto e um tempo que demora para se decompor
Leia maisO lixo que geramos no nosso dia a dia está causando estragos que podem ser irreversíveis
Leia maisA importância do meio ambiente está diretamente ligado a nosso bem-estar
Leia maisOs danos que o lixo causa a natureza e aos seres humanos, onde nós somos os responsáveis!
Leia maisBenefícios da reciclagem para o meio ambiente e a sociedade
Leia mais