Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisExistem muitas formas de ajudar a preservar o meio ambiente, como coleta seletiva, regra dos 5Rs, mas sempre há formas de melhorar. Uma sugestão para isso é a horta orgânica. Ao utilizar uma horta orgânica poderá economizar com alimentos e ainda possuir alimentos saudáveis. Mas como uma horta orgânica poderá ajudar o meio ambiente, é nesse ponto que entra a compostagem.
Compostagem é o processo de reciclar matéria orgânica transformando a matéria em fertilizante. Ou seja, todo aquele lixo orgânico que é gerado em casa, como cascas de frutas, restos de verduras, legumes, podem ser reutilizados na compostagem e utilizados na horta orgânica.
O fato de não estar jogando lixo orgânico junto ao lixo comum, já é um avanço considerável pelo simples fato de não ser depositado em aterros, evita a contaminação do solo e das águas assim como também ajuda contra o efeito estufa ocasionado pelo metano gerado.
Materiais a serem utilizados: três caixas, minhocas californianas húmus, material orgânico seco (serragem por exemplo).
O processo de compostagem precisa de três caixas, as caixas podem ser de plástico, metal ou madeira, o tamanho varia de acordo com a quantidade de material orgânico gerado que será reciclado. Nesse processo utilizaremos minhocas californianas, essas minhocas são fáceis de encontrar, podem ser compradas até pelo mercado livre a um baixo preço.
Das três caixas as duas acima precisam conter entre 50 a 100 furos, a quantidade de furos vai depender do tamanho das caixas, os furos precisam ter na média de seis a quatro milímetros de diâmetro para que possa passar o liquido e as minhocas de uma caixa para outra. A que fica em baixo, no caso a terceira caixa, será utilizada para recolhimento do fertilizante.
Na parte de cima das caixas, não nas tampas, mas nas bordas devem conter furos menores para que possa sair gases e precisa ser pequeno o suficiente para evitar que as minhocas saiam. Não deve ter furos na tampa. Basicamente a compostagem é criar minhocas, e as minhocas não gostam do sol, então nada de furos na tampa.
1º passo: forre a primeira caixa com a camada de 6 cm de húmus junto com as minhocas. Essa é a caixa superior, ou seja, a que fica em cima das demais.
2º passo: coloque uma quantidade de material orgânico em um dos cantos da primeira caixa, em seguida coloque material vegetal seco, em seguida faça a mistura dos materiais.
3º passo: após encher a primeira caixa, faça o revezamento com a caixa a segunda caixa trocando uma com a outra, e esse processo deverá ser feito sempre que encher a caixa de cima. Geralmente leva cerca de 30 dias, dependendo do tamanho da caixa que for utilizar.
5 passo: agora é possível recolher o fertilizante liquido que foi liberado na ultima caixa, dilua em água e já pode ser utilizados nas plantas de sua horta orgânica.
OBS: cascas de banana é sempre bom cortar em pedaços menores, o mesmo procedimento deverá ser feito com frutas maiores e cítricas, como casca de laranja, abacaxi e outros frutos semelhantes.
Quem busca colaborar com o meio ambiente sempre esta em busca de inovações, faça coleta seletiva em casa, evite jogar lixo na rua, sempre coloque lixeiras em todos os cômodos da casa. Faça disso um hábito, sua consciência fica limpa e o meio ambiente agradece.
Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisDescubra como a reciclagem de caixas de leite contribui para um futuro mais verde.
Leia maisApesar de muitas pessoas terem uma boa educação em determinadas situações jogam o lixo no chão
Leia maisContribuindo para um Futuro Sustentável
Leia maisUm problema muito comum com soluções bem simples
Leia maisRoupas Velhas, Novos Propósitos: Desapegar com Consciência e Sustentabilidade
Leia mais