Estudo mostra aponta presença de microplástico em carnes bovinas e suínas

Além das carnes produtos laticínios também apresentaram microplásticos

Pela primeira vez um estudo detecta a presença de microplásticos na carne e produtos lácteos de animais na fazenda. O estudo holandês foi realizado pela Universidade Vrije de Amsterdã (VUA), para a pesquisa foram utilizados porcos e vacas de fazendas holandesas.

vacas e microplasticoFoto de Kat Smith: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-close-up-de-vacas-735973/

Constatou 80% da carne e dos produtos lácteos estão contaminados com microplásticos, um resultado muito alarmante.

O que são microplásticos

Microplásticos são fragmentos de plásticos que tem o tamanho menor do que 5 mm, e possui duas origens sendo elas primária e secundária.

Origem primária de microplásticos são quando eles são fabricados dessa forma, como ocorre em produtos de estética e higiene como pastas de dentes e derivados.

Origem secundária são microplásticos gerados a partir de materiais maiores, como pneus, plásticos de garrafa PET entre outros.

O que esta contaminando os animais?

A origem da contaminação é possivelmente da ração dos animais, ração granulada e trituradas e ambas foram detectados microplásticos.  O que é muito preocupante, dado que o alimento dos animais estão contaminando os mesmo, e assim contaminando toda a cadeia de alimentos que nós consumimos.

Pesquisadores

Os pesquisadores são os mesmos do estudo que identificou microplástico no sangue humano O estudo foi encomendado pela  Plastic Soup Foundation, estudo esse que detectou em 7 de 8 carnes bovinas microplásticos e de 5 de 8 carnes suínas microplásticos.

Alerta para saúde

Estudos ainda não são conclusivos sobre a todos os riscos para a saúde tanto humana quando dos animais que o microplástico pode gerar.

No entanto a preocupação é crescente dado que os microplástico causam danos em células de laboratório, e por ser um problema recente de poluição ainda não sabemos os efeitos que poderá causar nos seres vivos.

Consumo consciente

conscientizarFoto de Anna Shvets no Pexels

A diminuição do plástico diante de graves problemas como esse é sem dúvidas necessário, o que não vai acontecer se não for feito mudanças em hábitos e preferências por produtos e alimentos que não utilizem plástico em sua composição.

Mesmo com o consumo consciente é preciso também reciclar o lixo corretamente através de lixeiras para coleta seletiva de lixo, garantindo assim que os plásticos utilizados possam voltar a ser matéria-prima ao invés de poluir o meio ambiente e a saúde dos seres vivos.