Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisAtualmente a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, sendo muito difícil viver sem ela já que estamos totalmente adaptados e acostumados com a velocidade nos processos que a tecnologia nos traz. Hoje com um smartphone que tem mais tecnologia do que os computadores que levaram o homem a lua, acompanhamos noticias, redes sociais, trabalhamos e até temos momentos de entretenimento.
Mas tudo tem um preço, uma grande parte do material eletrônico possui um ou mais dos componentes com materiais pesados chumbo, mercúrio, cromo e cádmio e também materiais nobres como ouro e prata. Quando descartados esses materiais possuem um grande potencial de poluição. Além é claro de ser um risco também para a saúde humana.
Image by andreas N from Pixabay
Assim como qualquer outro material, o ideal do descarte do lixo eletrônico é através da coleta seletiva de lixo utilizando pontos destinados a esse tipo de lixo. Dado que no Brasil é obrigatório os fabricantes recolherem materiais eletrônicos e componentes, principalmente baterias usadas.
Quando esse material é descartado no lixo comum, são geralmente enviados para lixões onde não existe nenhuma forma de tratamento ou separação e esse lixo vai poluir o solo com metais pesados podendo chegar a lençóis freáticos.
Image by andreahuyoff from Pixabay
Para um descarte correto é preciso fazer a separação adequada do lixo eletrônico encaminhando para locais de coleta especifica para esse tipo de material. Por ser obrigatório, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade solicitando informações de pontos para descarte do lixo eletrônico.
Reciclar o lixo eletrônico é bom para o meio ambiente e para própria sociedade, dado que a coleta, separação e tratamento desse material requer mão-de-obra qualificada, além é claro de ter muitos materiais nobres que podem ser reaproveitados, favorecendo assim a economia circular.
Uma vez que o material é reaproveitado, você estará evitando que o mesmo polua o meio ambiente em duas situações, sendo a primeira na extração de novo material e no descarte do material usado. Dado que uma vez que é reutilizado não precisa extrair mais e evita assim poluição na extração.
Image by Maruf Rahman from Pixabay
Como já mencionado, o lixo eletrônico possui muitos materiais de alto valor como ouro, prata, cobre, platina e diversos elementos que podem ser reaproveitados, e utilizando técnicas adequadas é possível extrair esses materiais do lixo eletrônico. Dessa forma existe o termo mineração urbana que é justamente a mineração para coletar esses materiais.
Apesar de ser uma solução boa e inteligente para o lixo eletrônico, a mineração urbana ainda não é totalmente sem impactos por falta de ferramentas e recursos adequados, mas é um caminho que pode ser explorado e assim evoluir. O que precisa ficar claro é que a mineração urbana é sem dúvidas muito menos impactante ao meio ambiente do que a mineração em jazidas.
Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisCada lixo que jogamos no meio ambiente tem um impacto e um tempo que demora para se decompor
Leia maisO lixo que geramos no nosso dia a dia está causando estragos que podem ser irreversíveis
Leia maisA importância do meio ambiente está diretamente ligado a nosso bem-estar
Leia maisOs danos que o lixo causa a natureza e aos seres humanos, onde nós somos os responsáveis!
Leia maisBenefícios da reciclagem para o meio ambiente e a sociedade
Leia mais