O lixo plástico nas praias estão afetando a vida marinha

A temperatura da areia esta sendo alterada por conta do lixo plástico e isso afeta diretamente as tartarugas

A quantidade de plásticos nos oceanos é alarmante, e não é uma novidade. Onde o consumo constante junto com o descarte incorreto faz com que esses plásticos cheguem aos rios e em seguida aos oceanos. O plástico nos oceanos e prais não é somente um problema estético, mas um problema grave para a vida marinha.

Cientistas da Universidade da Tasmânia examinaram os detritos de plástico acumulados na Ilha Henderson e nas Ilhas Cocos(Keeling), e dessa forma compreendo melhor o impacto da poluição do lixo plástico nos ecossistemas terrestres e nas espécies das praias pelo mundo.

O Instituto de Estudos Marinhos e Antárticos (IMAS) que publicou no Journal Of Hazardous liderou o estudo e descobriu que os plásticos ageram como isolantes térmicos, aumentando assim a temperatura das máximas circadianas em quase 3ºC.

Segundo a Dra. Jennifer Larvas muitos aspectos da poluição por plástico são mal compreendidos, o que inclui questões básicas como o escopo e a gravidade dos impactos.

A temperatura afeta animais como a tartaruga no qual o seu desenvolvimento de acordo com a temperatura vai definir o sexo, e no caso encontrados no estudo com o aumento da temperatura todas as tartarugas estão nascendo fêmeas.

“Praias arenosas não foram um foco anteriormente, então esta é a primeira vez que dados in situ do mundo real sobre flutuações térmicas circadianas de sedimentos de praia foram coletados - e isso revela que os plásticos acumulados aumentam os extremos diários de temperatura."
“Encontramos aproximadamente 3 kg de plástico por metro quadrado em algumas das superfícies de praia das ilhas Henderson e Cocos, e alguns desses locais são remotos e desabitados”, disse o Dr. Lavers.

De acordo com o estudo o rápido acúmulo de lixo plástico pode representar um risco significativo de calor para as regiões costeiras, uma vez que estão sob pressão crescente, esta tirando as espécies de seus invólucros térmicos.

“Plásticos acumulados em sedimentos de praia alteram essencialmente as entradas e saídas térmicas, como a absorção de radiação infravermelha, que causa flutuações de temperatura que podem ter um efeito significativo em ectotérmicos terrestres como caranguejos e tartarugas”, disse Lavers.
“Ectotérmicos são animais que dependem de fontes externas de calor corporal e são vitais para habitats de praia saudáveis, mas muitos têm limites de tolerância térmica estreitos."
“Com a produção global de plástico atualmente dobrando quase a cada década e muitos dos detritos de plástico que se acumulam em nossos oceanos eventualmente chegando às praias de todo o mundo, as cargas de detritos baixas e moderadas que observamos em Henderson e Cocos provavelmente farão a transição para detritos altos nas próximas décadas ”, Dr. Lavers.
“É claro que mais estudos sobre os impactos físicos dos plásticos nos ecossistemas são necessários para entender a gravidade e o escopo desses problemas, mas também precisamos fazer mudanças significativas na forma como produzimos e gerenciamos os resíduos plásticos - e precisamos fazer isso com urgência.”

Temos que repensar nossos hábitos

Não é somente uma questão de estética o problema do lixo plástico, mas sim um problema de saúde para a vida marinha e terrestre, e sim isso nos afeta também quando causamos a extinção de alguma espécie isso pode trazer uma sequência grave de situações em cadeia. Hoje é possível verifica que existem microplástico nos peixes em que consumimos do oceano, mas ainda não sabemos os riscos que pode ter a longa data.

Talvez pensar que sozinhos não podemos fazer a diferença e evitar que situações assim aconteça, mas se começamos a mudar podemos mudar outras pessoas, e nossas atitudes pode mudar atitudes de indústrias que também poluem, quando damos preferencias a consumir produtos ecologicamente sustentáveis.

Fonte Universidade da Tasmânia

Você tambem vai se interessar!

Quanto tempo que cada material demora para se decompor na natureza

Quanto tempo que cada material demora para se decompor na natureza

  • Edson Souza
  • 2022-02-28

Cada lixo que jogamos no meio ambiente tem um impacto e um tempo que demora para se decompor

Leia mais
Quais os impactos do lixo ao meio ambiente?

Quais os impactos do lixo ao meio ambiente?

  • Edson Souza
  • 2022-05-26

O lixo que geramos no nosso dia a dia está causando estragos que podem ser irreversíveis 

Leia mais
As praias mais poluídas pelo lixo no mundo

As praias mais poluídas pelo lixo no mundo

  • Edson Souza
  • 2021-02-15

Os danos que o lixo causa a natureza e aos seres humanos, onde nós somos os responsáveis!

Leia mais
Preservação do meio ambiente

Preservação do meio ambiente

  • Edson Souza
  • 2023-06-08

Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações

Leia mais
O que é meio ambiente e qual a sua Importância?

O que é meio ambiente e qual a sua Importância?

  • Edson Souza
  • 2023-04-25

A importância do meio ambiente está diretamente ligado a nosso bem-estar

Leia mais
Porque o plástico é o grande vilão do meio ambiente?

Porque o plástico é o grande vilão do meio ambiente?

  • Edson Souza
  • 2021-07-07

Confira o impacto ambiental causado pelo plástico que usamos no dia a dia!

Leia mais

Produtos em Destaque!

Lixeira Plástica Colorida com pedal

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: P15C
Cesto para Coleta Seletiva com Divisorias

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: 1780
Cesto de Lixo com Tampa Basculante em Fiberglass

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: 700C
Lixeira Inox com Tampa Plástica Meia Esfera

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: C41
Lixeira Quadrada c/ Divisões - 120L

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: CS1760
Conjunto p/ Coleta Seletiva com 5 cestos - 50L

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: ML05CR

Líder do Segmento

Orçamento rápido