Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisComo preservar o ambiente está ligada diretamente os nossos hábitos diários, ou seja, tudo que fazemos tem alguma consequência e algum peso para o meio ambiente. Cada pessoa possui uma pegada ecológica, que basicamente é a quantidade de recursos naturais são consumidos para poder viver da forma em que vive, e o grande peso sobre a pegada ecológica está baseada no fato de que o nosso planeta possui recursos limitados onde vai chegar um momento em que haverá escassez.
Mas como preservar o meio ambiente? Basicamente diminuindo nossa pegada ecológica, ou seja, com hábitos mais sustentáveis.
1- Economize água, como mencionamos acima pequenos hábitos de desligar a torneira ou mesmo o chuveiro quando não estamos realmente precisando já faz uma grande diferença.
2- Consumo consciente, o consumo de forma descontrolada pode trazer muitos problemas para o meio ambiente, que estão ligados a produção do próprio produto até o descarte da embalagem ou da sobre do produto, gerando um lixo que não precisava existir. O que podemos fazer além de consumir somente o que for necessário é optar por consumir produtos que sejam sustentáveis que não possuam embalagens ou que possuam embalagens que não vão poluir o meio ambiente, como embalagens sustentáveis ou reaproveitáveis.
3- Separe o seu lixo, além de ter um consumo mais consciente é necessário fazer a separação correta do lixo para que o mesmo possa ser reciclado.
4- Não jogue o lixo fora da lixeira, aquele papel de bala que jogamos pode parecer que não é nada, mas aquele plástico além de se juntar com outros materiais ele demora em se decompor, e pode prejudicar além do meio ambiente também a própria cidade, com entupimento de bueiros.
5- Reutilize, ao invés de jogar fora confira se não pode reaproveitar embalagens.
6- Evite usar o carro com muita frequência, de preferência a transportes coletivos, dessa forma vai diminuir as emissões, preservar o seu carro e ainda economizar. Bom para você e bom para o planeta.
7- Economize energia, evite deixar ligada na tomada aparelhos que não estão em uso. Não deixe lâmpadas acessas em locais que não estão sendo usados.
Atualmente só nos oceanos possuem cerca de 14 bilhões de lixo plástico, aonde a maior parte desse lixo chega aos oceanos através de rios, ou seja, o lixo que nós não reciclamos acaba por parar em lixões ou mesmo em outros locais onde a água da chuva pode arrastar para rios e dessa forma os rios encaminhando para os oceanos.
Outro problema sério são os lixões no qual são locais que não possuem nenhum tipo de planejamento ou cuidado, onde o lixo é descartado de qualquer forma diretamente no chão poluindo à terra e os lençóis freáticos. Esses locais por não ter nenhuma separação ou cuidado, são perigosos para a saúde pública, dado que no mesmo local pode conter lixo hospitalar, materiais tóxicos como baterias e eletrônicos, e lixos orgânicos de diversas naturezas.
Nosso consumo desenfreado causa danos muito vezes irreversíveis na natureza, como cada nosso smartphone, ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, que nós compramos possui diversos dispositivos e materiais pesados como extração de arsênio, bário, chumbo, cádmio, sulfatos e fluoretos que precisassem ser extraídos da natureza, causando danos ao solo e a floresta, destruindo corais e acabando com a saúde dos trabalhadores que fazem essa extração.
O papel que consumimos diariamente são feitos através de madeira de árvores que são derrubadas para esse fim, onde a diminuição da utilização de papel poderia poupar arvores e assim diminuir o impacto na preservação do meio ambiente.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais