Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisO conceito de lixo é definido para tudo aquilo que é obsoleto e já não tem mais serventia do seu uso, ou seja, qualquer material que não tem mais valor ou utilidade. Mas será que tudo que nós consideramos lixo, realmente é lixo?
A geração do lixo está ligada de forma direta ao consumo, tudo que nós consumimos pouco a pouco se tornará lixo e o consumo faz parte na nossa vida moderna. Consumir hoje é considerado em muitos casos sinônimo de felicidade e de status.
Logo a cultura do lixo é o consumo desenfreado e todo o lixo que é gerado nesse processo está inundando o planeta com poluição dos mais diversos tipos.
Vamos considerar que nosso planeta tem apenas 40 mil quilômetros de circunferência, e a quantidade estimada de pessoas no planeta é de 7,8 bilhões de acordo com as nações unidas. Considerando que pelo menos 70% da população não reciclam o lixo que é gerado, e cada pessoa em média gera por dia 1 quilo de lixo nós temos um número grande de lixo e isso é preocupante uma vez que o nosso planeta é pequeno e é limitado.
O que torna preocupante são fatores como a quantidade de recursos naturais que são consumidos no processo de fabricação, e para consumir recursos é preciso explorar cada vez mais o planeta. Outro fator preocupante é o fato de tudo aquilo que foi considerado lixo, quando jogado de forma indevida polui à terra, as águas e o ar.
E a poluição não afeta somente nós os seres humanos, mas todas as espécies de animais, principalmente as espécies marinhas.
Se todas as pessoas consumirem de forma consciente o cenário iria muda e muito, mas esse cenário parece utópico na sociedade atual, na qual o consumo é crescente e incentivado por mídias através de marketing. No qual os produtos atuais em sua maioria estão na categoria de obsolescência programada e obsolescência perceptiva.
Surgindo na década de 1920 a obsolescência programada foi criada pelo presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. A obsolescência programada consiste que na fabricação dos produtos, o produtor de forma intencional produz produtos que se tornam obsoletos ou não funcionais justamente com a finalidade de fazer com que o consumidor troque o produto por um novo.
Com a intenção de aumentar o consumo, a vida útil dos produtos é diminuída mesmo estando em perfeitas condições de funcionamento, através do lançamento de novos produtos com aparências mais modernas para um efeito psicológico nos consumidores onde faz parecer que estão com produtos que possuem estão ultrapassados.
A grande parte da população não tem consciência dos problemas causados pelo lixo, onde o descarte do lixo é feita de forma indevida e dessa forma poluindo e com a poluição suas consequências. Mas podemos mudar isso pouco a pouco à medida que mudamos nossos hábitos em relação ao consumo e conscientizamos outras pessoas a fazer o mesmo.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais