Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisÉ muito comum trocarmos de celular todos os anos visando sempre uma melhor tecnologia, um celular mais rápido com mais espaço e câmeras super potentes. Mas será que realmente precisamos disso? Não! Não precisamos!
A maioria das pessoas não precisa de um celular super potente onde o uso diário se limita a acessar redes sociais, porém a ideia de necessidade de comprar um novo celular está diretamente ligara a obsolescência programada e obsolescência perceptiva.
Nosso lixo diário está relacionado também ao nosso consumo. E quando não reciclamos estamos gerando poluição crescente a cada dia.
Obsolescência programada é quando o fabricante de determinado produto, fabrica o produto visando que o mesmo tenha uma durabilidade limitada visando vender novamente o mesmo produto ou outra versão do produto em um curto período de tempo. Essa programação pode estar relacionada à qualidade do produto ou mesmo através de outros meios como o caso de celulares com atualizações que façam que o celular se torne mais lento ou mesmo que não funcione mais os recursos de forma satisfatória.
Assim como a obsolescência programada a perceptiva visa também a troca do produto em um período de tempo, onde o consumidor precise comprar uma nova versão do produto. No caso da perceptiva está relacionado à parte estética do produto onde novas versões por mais que possuam configurações parecidas pareçam ser mais modernas fazendo do produto anterior ultrapassado. Mesmo sem ser realmente.
Exemplos além do celular, estão todos os eletrônicos e também as roupas, como é o caso já conhecido da fast fashion onde se trata de produção de roupas com baixo custo para serem consumidas e trocadas em curto período.
Tudo que é produzido precisa de matéria-prima, e essa matéria-prima em grande parte é retirada da natureza em um processo de degradação do solo, poluição com resíduos entre outros fatores indiretamente ligados.
Depois da produção, tem o consumo que ao consumir produtos assim logo os mesmos deveram ser trocados em um ciclo na qual esses produtos não serão reciclados, gerando assim mais poluição.
Consumo consciente é sem dúvidas uma das armas que temos em mãos contra a poluição, onde consumir produtos duráveis ou mesmo trocar produtos somente se for mesmo necessário já fará diferença.
A reciclagem do lixo também faz muita diferença, onde podemos fazer o uso de coleta seletiva de lixo, para que o mesmo seja destinado para locais corretos e não para lixões onde só vão gerar mais poluição.
Reciclar lixo significa que estaremos dando um novo uso aos resíduos que sobram de um produto, ou qualquer coisa que se tornou obsoleto para nós.
Através da coleta seletiva de lixo podemos evitar que esse resíduo polua, fazendo com que o material seja reciclado adequadamente. Para isso precisamos fazer a separação correta através do uso de lixeiras para coleta seletiva de lixo.
Se ainda não sabe como fazer coleta seletiva de lixo, confira aqui!
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais