Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisSe descartado indevidamente, 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar 12 mil litros de água
Seja em grande ou pouca quantidade, o óleo de cozinha é ingrediente indispensável em nosso cardápio. Outra característica em comum do manuseio desse produto é que muitas vezes ele é descartado em pias ou lixo junto com outros resíduos. Ao ser jogado fora de maneira indevida, o óleo de cozinha pode trazer sérios danos ao meio ambiente.
Considere que cada embalagem de óleo de cozinha contenha, em média, 1 litro. Suponhamos que você consuma metade de uma embalagem dessas por mês. Ao jogar todo esse óleo pela pia, no final do mês você poluiu mais de 12 mil litros de água, segundo dados da Sabesp. Outras pesquisas são mais pessimistas, mostrando resultados que um litro de óleo de cozinha pode chegar a poluir quase um milhão de litros de água.
Fato é que o destino correto do óleo de cozinha não é o ralo da pia. Pequenas iniciativas podem contribuir para a devida coleta seletiva desse produto. Depois de usado, coloque o óleo frio dentro de garrafa pet e procure entidades que o reaproveite. O óleo pode ser reaproveitado na fabricação de ração animal e detergente.
Além da falta de consciência ambiental, a reciclagem do óleo de cozinha enfrenta outro empecilho. Grande parte das cidades ainda não possuem projetos de reciclagem do óleo, o que invalida o descarte correto. Ainda assim é possível fazer sabão com óleo de cozinha dentro de casa. Mas atenção, esse preparo deve ser feito apenas por adultos!
Ingredientes:
• Óleo de cozinha usado (proveniente de frituras);
• Peneira bem fina;
• Recipiente grande de alumínio para ir ao fogo;
• Aditivos químicos: soda cáustica, essência, corante (para 6 litros de óleo use 500 gramas de soda cáustica);
• Formas retangulares.
Procedimento
1. Limpe o óleo com a peneira para retirar o excesso de impurezas;
2. Aqueça o óleo no recipiente a uma temperatura de 60°C;
3. Coloque os aditivos químicos e misture até obter uma pasta cremosa.
4. Despeje a pasta líquida nas formas retangulares, espere endurecer e corte os pedaços na forma de barras.
ATENÇÃO: este procedimento deve ser feito com a proteção de luvas e máscara para o rosto, evitando assim o contato e inalação dos aditivos.
Como você descarta as embalagens longa vida?
Hoje em dia, as embalagens de longa vida tomaram conta dos supermercados. Formadas por um composto plástico, alumínio e papel, esses recipientes podem, muitas vezes, ser descartado de maneira errada. Afinal, você jogaria fora essa embalagem no lixo de papel, plástico ou alumínio?
Além da complexidade dos materiais presentes nas embalagens longa vida, vale destacar a grande quantidade produzida no país desse material. São cerca de nove bilhões de embalagens longa vida fabricadas por ano, dentre sucos, leite, achocolatados, etc. Desse número, 75% das embalagens são descartadas irregularmente, gerando grave problema ambiental e desperdício de matérias primas nobres.
Todas as camadas deste tipo de embalagem podem ser reaproveitadas, desde que sejam separadas em coleta seletiva e encaminhadas para indústrias recicladoras adequadas. O dever doméstico é separar esse material e levá-los aos pontos de recolhimento.
Outra dica é deixar florar a criatividade e dar um fim mais artístico para as embalagens de longa vida. Muitos utilizam essas embalagens para o artesanato, criando caixas de presentes, porta lápis e até carteiras.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais