Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisA coleta seletiva de lixo é o processo de separar o lixo que geramos no nosso dia a dia, essa separação é feita através de lixeiras para coleta seletiva de lixo ou formas que possamos separa o lixo conforme sua natureza como plástico com plástico, metal com metal, vidro com vidro, papel com papel, orgânico com orgânico entre outros materiais.
Como padrão na coleta seletiva existem cores que indicam o tipo de material que pode ser descartado em cada lixeira, onde vermelho para plástico, verde para vidro, azul para papel, amarelo para metal, preto para madeiras, laranja para resíduos perigosos, branco para lixo hospitalar, marrom para lixo orgânico, roxo para lixo radioativa e cinza para materiais que não podem ser reciclados.
Foto de Christian Naccarato no Pexels
Separamos o lixo justamente para que o mesmo possa ser reciclado, nem tudo que nós consideramos como lixo é de fato lixo.
A definição de lixo é usado para qualquer coisa que se tornou obsoleto e não possui mais utilidade, porém, nem tudo que não tem utilidade para nós é de fato lixo. Dentro do conceito de lixo temos os termos resíduo e rejeito.
Resíduo: é tudo que pode ser reciclado de alguma forma.
Rejeito: é qualquer coisa que não tem como ser reciclado como no caso de lixo hospitalar, muitos materiais orgânicos e outros relacionados.
Quando se trata de benefícios da coleta seletiva a lista é grande, vamos listar alguns:
1- Economia circular, quando nós fazemos a separação correta do nosso lixo e encaminhamos para cooperativas, esse material será reciclado. Ao ser reciclado poderá se tornar matéria-prima de um novo produto ou mesmo ser reutilizado como produto original.
2- Geração de renda, tudo que nós separamos por mais que pareça não ter nenhum valor, na verdade, possui muito valor e é capaz de gerar renda. O processo nas cooperativas de coleta seletiva de lixo precisa de mão-de-obra especializada para fazer a triagem e tudo isso gera emprego.
3- Proteção ao meio-ambiente, todo lixo que nós fazemos a separação e enviamos para cooperativa estará deixando de poluir o meio-ambiente, ou seja, coleta seletiva de lixo evita mais poluição.
4- Preserva o meio ambiente evitando a extração de novas matérias-primas, por exemplo, o quando reciclamos papel estamos evitando que novas arvores sejam cortadas para produção de mais papel. Um exemplo que pode ser refletido em diversas outras matérias-primas.
Foto de Digital Buggu no Pexels
Veja a separação correta dos resíduos e as características do lixo orgânico e inorgânico
Leia maisDescubra como a reciclagem de caixas de leite contribui para um futuro mais verde.
Leia maisApesar de muitas pessoas terem uma boa educação em determinadas situações jogam o lixo no chão
Leia maisContribuindo para um Futuro Sustentável
Leia maisUm problema muito comum com soluções bem simples
Leia maisRoupas Velhas, Novos Propósitos: Desapegar com Consciência e Sustentabilidade
Leia mais