Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisQuando pensamos em lixeiras geralmente pensamos em algo banal onde é só um lugar onde jogamos o nosso lixo. Mas, será que realmente é só um local onde jogamos nosso lixo? Tem diferença entre as lixeiras? Sim, tem sim!
As lixeiras são mais diversificadas do que parecem, e existe lixeira praticamente para todos os nichos como, por exemplo, lixo hospitalar, copos recicláveis, lixeiras para coleta seletiva de lixo, lixeira para escritório entre muitos outros.
Uma lixeira tem a finalidade de armazenar temporariamente qualquer material considerado obsoleto e sem utilidade, mas nem sempre é tão simples assim.
Cada local pode produzir resíduos ou rejeitos muito específicos, por exemplo, o lixo hospitalar é um lixo que não pode ser reciclado e é muito perigoso por se tratar de material orgânico que pode ter contágio e contaminação. Uma lixeira destinada a esse tipo de material é muito importante para a segurança das pessoas que fazem o gerenciamento do lixo, garantindo que o mesmo não seja misturado com o lixo comum.
Lixeira para coleta seletiva de lixo tem a finalidade de separar os materiais de acordo com sua natureza, como papel com papel, plástico com plástico, metal com metal, vidro com vidro, não reciclável com reciclável. A finalidade da lixeira para coleta seletiva é separar os materiais que podem ser reciclados, dessa forma não pode ser usada como uma lixeira comum.
Foto de Jan van der Wolf: https://www.pexels.com/pt-br/foto/recipiente-conteiner-ecologia-esvaziar-10368942/
Materiais perigosos também possuem uma lixeira destinada a e são destacados nas lixeiras de cor laranja, destinada para pilhas e baterias. Essa lixeira também faz parte do grupo de lixeiras coletivas e se descartado pelo material descartado nela.
Coletor de copos descartáveis, apesar de não ter o formato de uma lixeira convencional, o coletor de copos também é uma lixeira e destinado também para coleta seletiva de lixo, visto que a lixeira é específica para copos descartáveis.
Os modelos de lixeiras são desenvolvidos de acordo com cada ambiente, por exemplo, não se joga lixo orgânico em lixeiras aramadas visto que são vazadas, assim como também não se joga lixo orgânico em lixeiras que não possuem tampas já que material orgânico pode além de trazer mau cheiro pode atrair insetos.
Cada opcional em uma lixeira tem uma finalidade, e no caso de lixeiras com pedal é facilitar o descarte do lixo, principalmente em ambientes movimentados como cozinhas industriais. Quando é necessário agilidade nos processos, principalmente em locais com materiais orgânicos, uma lixeira com pedal faz total diferença onde mantém o lixo sempre fechado evitando mau cheiro e pode ser aberta de forma prática através do pedal.
Foto de Skylar Kang: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mesa-de-madeira-preta-e-branca-6045333/
Apesar de parecer um banal, as lixeiras são essenciais e um local sem lixeira vai ter um problema de gerenciamento de resíduos que pode trazer consequências visuais para ambiente e para a saúde de quem frequenta o ambiente.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais