Quatro dicas para você parar de poluir

A poluição nossa de cada dia, de sacolas plásticas a bitucas de cigarro

O plástico é um dos maiores vilões quando se trata de poluição, por conta de sua durabilidade e pela forma que se fragmenta criando microplástico e espalhando pelo ar e água, tanto as dos rios quando água dos oceanos. Mas o plástico não é o único que polui, existem diversos outros poluentes desde itens tóxicos como pilhas, baterias, bitucas de cigarro até latas de alumínio.

Existem diversas formas de contornar o problema da poluição, entre eles o mais simples que é simplesmente evitar o consumo de determinados materiais, como derivados de plástico e após consumir usar coleta seletiva de lixo para poder ser reciclado ao invés de ir para aterros e lixões.

Vamos citar quatro formas de evitar a poluição

Use ecobag

ecobagFoto de Marina M no Pexels

As ecobags, o termo ecobag está diretamente relacionado ao idioma inglês, de bag sendo sacola e eco ecológica. O ponto principal de usar uma ecobag é sempre utilizar uma única sacola para compras, por exemplo, ao usar a própria sacola evita as sacolas de plástico diminuindo assim o lixo plástico das sacolas de supermercados.

Consumo consciente

conscienteFoto de ready made no Pexels

Outro ponto importante quando se refere a evitar o lixo, é o consumo consciente onde considera os produtos que estão sendo comprados, considerando se tem embalagens plásticas, se podem ser reciclados, dando preferência para recipientes de vidro e produtos sem embalagem.

Separe o seu lixo

separando lixoFoto de cottonbro no Pexels

Ao separar o seu lixo, você pode encaminhar os resíduos para coleta seletiva de lixo garantindo assim que não irá poluir, e sim ser reaproveitado. Considerando os pontos acima mais a coleta seletiva de lixo vai diminuir consideravelmente o lixo.

Conscientize

conscientizarFoto de Anna Shvets no Pexels

Uma ajuda contra a poluição é também a conscientização, muitas pessoas não separam o lixo por simples falta de conhecimento da gravidade da poluição atual, uma vez que mais pessoas são conscientizadas sobre o problema cada vez menos lixo será descartado incorretamente.