Um dos maiores murais ecológicos feitos com tampas recicladas

Quando o lixo deixa de poluir para se tornar arte em um dos maiores murais ecológicos da América Latina

A arte desde sempre foi uma forma de se expressar seja as emoções ou mesmo protestos, aliás, tudo que consumimos basicamente para descontração costuma estar relacionado a arte, como filmes, séries e músicas.

Um grande exemplo é o que aconteceu em 2020 por um artista venezuelano. Dessa vez a arte teve um papel espetacular, quando o seu artista utilizou material reciclado como matéria-prima para fazer sua arte, o que é o caso do venezuelano Oscar Olivares de 23 anos.

Utilizando 200 mil tampinhas de garrafas recicladas Oscar criou um mural ecológico sendo considerado um dos maiores da América Latina.

Como aconteceu o projeto

Maior mural de arte da América Latina é feito com tampas recicladas
Crédito imagem: https://www.instagram.com/olivarescfc/

Oscar teve ajuda ao fazer uma parceria com a Organização Ambiental OkoSpiri através do movimento Arquitectura para El Futuro. No mural foram utilizadas tampinhas de plástico e de outros tipos de materiais. No final de apenas 3 meses de trabalho e 200 mil tampinhas o mural ficou pronto.

“A iniciativa veio da ONG OkoSpiri – eles me convidaram para participar como artista do projeto de criação do primeiro eco-mural da Venezuela usando apenas uma tampa de garrafa. No começo, parece impossível, mas fiz algumas pesquisas e mergulhei profundamente no pontilhismo e na cor. Isso me ajudou a entender que não era apenas possível fazer um bom mural usando bonés, mas também algo difícil, mas impressionante e, portanto, vale a pena. ”

Também houve ajuda de pessoas que fizeram doações de empresas e pessoas com mão-de-obra e tampinhas para que a arte fosse concluída.


ajuda para montar o mural de tampinhas recicladas
Crédito imagem: https://proyectosmaf.com/2019/12/06/el-oko-mural-con-tapas-pet-1-en-el-hatillo-caracas-venezuela/

O mural

Com 45 metros de largura e a altura variando entre 7,25 metros e 35 metros, visto que o mural muda seu tamanho conforme o ponto, o mural fica em El Hatillo, na Venezuella.

O lixo que vira arte

A arte pode ser feita de diversas formas, e o que consideramos como lixo em muitas vezes é somente uma questão de ponto de vista, visto que um material só é descartado quando não é visto mais uma utilidade para aquele material, o que não acontece quando reciclamos um material, como, por exemplo, para fazer arte, não só arte, mas um dos maiores murais ecológicos da América Latina como fez Oscar.