Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisQuase metade dos municípios do país ainda faz a utilização de lixões sendo o total de 49% dos municípios. Um problema que é grave por trazer riscos para o meio ambiente e para a saúde pública.
É um depósito de lixo de forma inadequada e sem qualquer planejamento ambiental. Onde o lixo é depositado diretamente no solo ficando a céu aberto. Por ser uma alternativa barata é muito utilizado no Brasil, onde muitos lugares no Brasil ainda utilizam os lixões como destino final do lixo.
Por não existir nenhum tipo de controle, os danos causados são desastrosos ao ambiente, causando problemas ambientais e sociais.
Nesses locais são depositados todo tipo de lixo, como lixos hospitalares, lixos orgânicos, baterias e pilhas usadas, entre diversos outros. O que é de grande risco a saúde ambiental e pública.
Uma vez que o lixo é depositado sem qualquer cuidado ou separação diretamente no solo, vai acumular bactérias que através de um processo químico vai degradar os materiais orgânicos transformando em chorume. O chorume pode chegar aos lenços freáticos causando poluição das águas e dessa forma causando impactos também a população, já que a quantidade de água potável vai ficar cada vez menor.
Além do chorume, os lixões atraem diversos tipos de animais, o que pode ser um local de proliferação de diversas doenças.
Chorume: é uma substância líquida escura tóxica e de mau cheiro, esse material é gerado pela decomposição da matéria orgânica. Esse chorume difere do chorume gerado pela compostagem, visto que o da compostagem não contém materiais tóxicos.
- Poluição do solo: a poluição ocorre pelo chorume, como mencionado acima.
- Poluição das águas: o chorume continua descendo pelo solo até atingir lençóis freáticos.
Entre os problemas da poluição causada pelo acúmulo de lixo a céu aberto é pelo fato de águas fluviais levarem o lixo para rios e até mesmo de volta para cidade, onde pode causar enchentes e carregar doenças.
Muitas pessoas vivem em situações de pobreza na qual veem nos lixões uma forma de obter alguma renda como catadores.
O que pode trazer problemas de saúde para essas pessoas pela ausência de qualquer forma de proteção para a manipulação desses materiais, que podem incluir lixos hospitalares, bateria com vazamentos e outros materiais tóxicos. Sendo muito comum acidentes nesses ambientes, como cortes e perfurações de objetos contaminados.
A solução encontrada para os lixões são os aterros sanitários. Os aterros sanitários são estruturas da engenharia que visa fazer o depósito do lixo de forma que causa menos impacto possível no meio ambiente, onde pode ser utilizado o formato de pirâmides ou de trincheiras e valas. Por sua vez os lixos são compactados e depositados nas valas que possuem uma camada de plástico para evitar que chorume chegue aos lençóis freáticos. Para saber mais sobre os aterros sanitários, clique aqui.
Um fator que pode fazer muita diferença na questão do lixo é a coleta seletiva e o consumo consciente. O fato de fazer a coleta seletiva do lixo e encaminhar a corporativas que podem fazer o tratamento adequado ao material, evita que esse material chegue a lixões ou locais de descarte indevido, fazendo um bem ao meio ambiente e a própria sociedade que vai se beneficiar com isso.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais