Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisO plástico com certeza é um dos maiores vilões do meio ambiente, visto que sua decomposição pode levar mais de 400 anos, o que tem acumulado ano a ano cada vez mais plástico, principalmente nos rios e oceanos.
A composição do plástico é tóxica, principalmente os plásticos PVC que possui vários produtos tóxicos na sua composição. Além de composição tóxica em muitos plásticos liberam substâncias parecidas com hormônios.
Mesmo sendo tóxicos, é muito comum brinquedos de plásticos, levando a falsa sensação de segurança em relação aos brinquedos.
Por possuírem substancias tóxicas, essas substancia que em determinados materiais liberam substancias parecidas com hormônios podem causar danos a saúde das crianças, principalmente bebes e crianças que costumam colocar os brinquedos na boca.
Substancias tóxicas comuns em plásticos são ftalatos e bisfenol. Onde cada vez mais pesquisas mostram que essas substancias químicas suprimem hormônios como estrogênio e testosterona.
Alguns brinquedos com o atrito com outros brinquedos ou mesmo em superfícies duas podem com o tempo soltar fragmentos que podem ser consumidos pelas crianças, onde além das substâncias tóxicas também tem o consumo de microplásticos.
Os brinquedos plásticos podem causar vários danos à saúde de crianças:
Ingestão de peças pequenas: Algumas crianças podem engolir peças pequenas de brinquedos plásticos, o que pode levar a obstruções intestinais ou outros problemas de saúde graves.
Contaminação por produtos químicos tóxicos: Alguns brinquedos plásticos podem conter produtos químicos tóxicos, como ftalatos, cloreto de vinila (PVC) e bisfenol A (BPA), que podem ser liberados durante o uso ou após a degradação do brinquedo. Estes produtos químicos podem ser tóxicos para o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema reprodutivo.
Alergias: Algumas crianças podem desenvolver alergias a brinquedos plásticos devido a materiais ou aditivos usados na produção dos brinquedos.
Problemas respiratórios: Alguns brinquedos plásticos podem liberar partículas finas que podem ser inaladas, o que pode levar a problemas respiratórios, especialmente em crianças com problemas respiratórios preexistentes.
from PxHere
Tudo que é de plástico e pode ser descartado vai poluir o meio ambiente se não for devidamente reciclado, e quando vemos o cenário no Brasil e até mesmo no mundo a grande parte de todo lixo não é devidamente reciclado.
E não somente os brinquedos em si, mas também a embalagem desses brinquedos são descartados e passam a somar na poluição por plástico.
Os brinquedos de plástico podem prejudicar o meio ambiente de várias maneiras:
Lixo: Muitos brinquedos de plástico acabam sendo descartados após pouco tempo de uso, contribuindo para o aumento do lixo e o problema do lixo plástico.
Poluição do solo e da água: brinquedos de plástico que não são descartados adequadamente podem acabar sendo jogados em áreas verdes, praias e rios, onde podem ser consumidos por animais e prejudicar a cadeia alimentar.
Emissões durante a produção: A produção de brinquedos de plástico pode gerar emissões de gases de efeito estufa, poluentes do ar e resíduos tóxicos, prejudicando a saúde humana e o meio ambiente.
Microplásticos: Brinquedos de plástico que se desintegram com o tempo podem liberar microplásticos na natureza, o que pode prejudicar a vida marinha e a cadeia alimentar.
Dado que os brinquedos de plástico são maioria, sendo muito chamativos e coloridos, a princípio o conceito de substituir parece ser muito difícil, quando, na verdade, não é. Uma boa alternativa para brinquedos de plástico são brinquedos de madeira, papelão e outros materiais não tóxicos.
Foto de Алекке Блажин: https://www.pexels.com/pt-br/foto/brinquedo-cavalo-de-pau-desfocar-o-fundo-cavalinho-de-pau-8140095/
Com uma boa criatividade é possível substituir o plástico sem maiores dificuldades de forma simples e prática, onde pode até considerar a construção de brinquedos artesanais com a criança onde além de estimular a criança, vai construir um brinquedo mais saudável para a criança.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia maisAprenda passo a passo como realizar a coleta seletiva
Leia mais