Blog featured image

Importância do armazenamento do lixo em condomínios

Confira os cuidados a serem tomados em relação ao lixo


Publicado em 31/10/2017 | Por Edson Souza

Atualmente morar em condomínio é sinônimo de segurança e organização. Quando bem administrado é uma ótima opção para aqueles que buscam um local para viver, fazendo dos apartamentos ou casas do condomínio um custo benefício muito interessante na questão de facilidade e segurança. Ou seja, existe muitas vantagens em um condomínio, apesar do seu custo geralmente ser mais alto ao ser comparado com uma casa comum.

Os condomínios não funcionam bem se não houver organização, onde todos do condomínio tem direitos e deveres. Muito importante que questões como a saúde dos moradores e do ambiente seja muito bem definida e levado a sério. Principal questão é a higiene e do cuidado com o lixo produzido pelo condomínio.

Escolher lixeira e containers nem sempre é fácil e logico como aparenta ser. É necessário ter muita cautela e analise antes de escolher a forma que será organizada a coleta e armazenamento de lixo, para que seja durável e que de fato exista eficiência no processo. Entre escolher um contêiner ou lixeira, com tampa ou sem tampa, plástico ou metal existe certos pontos a verificar.

Pontos a serem analisados:

- Rotatividade do lixo, quantas vezes o mesmo é recolhido do deposito do condomínio. O tipo de container é importante levar em consideração já que o mesmo é onde será armazenado todo o lixo do condomínio, e que sem dúvidas o ideal é utilizar contêineres com tampa, principalmente se o tempo de rotatividade for longo.

- Capacidade da lixeira ou do container assim como também sua durabilidade. A lixeira será ideal para pontos dentro do condomínio, mas a mesma deve ser usada como medida paliativa, ou seja, o local principal deve ser o container como destino final antes do recolhimento do lixo.

- Organização, é necessário que tenha uma rotina bem definida aos moradores para o despacho do lixo.

- Qual tipo de material deve ser a lixeira e o container, isso vai variar do local em que vai ficar esses containers e do quanto o condomínio está disposto a gastar, lixeiras e containers de plástico são muito bons e duráveis, mas a longo prazo utilizar container de aço galvanizado pode ser sinônimo de alta durabilidade.

Qual melhor opção para armazenamento do lixo?

Um dos maiores dilemas sobre os custos a serem empregados são ao de pensar a longo e curto prazo quando se trata de higiene, ou seja, problema com o lixo é sempre importante pensar a curto prazo para resolução mesmo que o custo seja elevado que poderá ser compensado a longo prazo. Como ocorre por exemplo ao escolher lixeira para o armazenamento do lixo, escolhendo uma lixeira de aço inox, o valor poderá ser mais alto porém a durabilidade e a eficiência é compensada a longo prazo. Além é claro de levar em consideração a sua capacidade e vedação do lixo, como por exemplo uma lixeira de aço de 400 litros seria o ideal para condomínios pequenos ou mesmo para uma coleta realizada várias vezes por semana, já um container baú em aço galvanizado além de uma ótima durabilidade o mesmo possui uma capacidade de 1400 litros, dessa forma fazendo que seja uma boa opção, quando a coleta é feita poucas vezes durante a semana ou mesmo para condomínios maiores.

 

Para conhecer mais sobre containers e lixeira para condomínio confira clicando aqui!



Comente!