Projeto que utiliza tampinhas plásticas na fabricação de cadeira de rodas

Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas

Diante do grande número de tampinhas descartadas na rua onde causam entupimento de bueiros e poluição de rios, foi criado o projeto que visa beneficiar pessoas do ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação) do Rio de Janeiro.

O projeto que além de tirar de circulação as tampinhas plásticas que podem poluir o meio ambiente e as ruas, transforma as tampinhas em cadeiras de rodas.

Como funciona o processo?

As tampinhas são arrecadas em pontos de coleta, a maioria em shoppings centers na praça de alimentação. As tampas podem ser tampas de garrafa pet, de garrafa de água, sucos, desinfetantes, ou seja, qualquer tampa plástica pode ser usada na arrecadação.

primeira cadeira de rodas do projeto de tampinhas
Primeira cadeira de rodas foi doada à ABBR no ultimo domingo (7) – Foto: reprodução/Instagram

A cada cerca de 195 mil tampinhas plásticas equivalem uma cadeira de 400 kg de plástico. Ou seja, 195 mil tampinhas de plástico que poderiam estar poluindo agora estão sendo um produto que esta ajudando uma pessoa. Basicamente quando arrecadada essa quantidade (195 mil) de tampinhas, esse material é vendido para empresa de reciclagem e os recursos são depositados na conta da empresa que fabrica as cadeiras. Logo é um projeto que ajuda a todos, tanto na questão ambiental quando social.

primeira cadeira de rodas do projeto de tampinhas
Primeira cadeira de rodas foi doada à ABBR no ultimo domingo (7) – Foto: reprodução/Instagram

O meio ambiente agradece!

Cada tampinha plástica pode levar até 200 anos para se decompor. Quando essa tampinha é retirada de circulação a mesma é evitada de ser descartada onde poderia causar polução e entupimento. E esse é somente um exemplo de um material que esta sendo reciclado e fazendo a diferença na sociedade no ambiente. Imagine se essa moda pega? E tantos outros materiais que podem ser reutilizados para um bem maior para nossa sociedade e um bem maior para o meio ambiente?

Quando há força de vontade a mudança é certa! Então quando pensar em reciclar o seu lixo pense no bem que esta fazendo a si mesmo, a sociedade e ao meio ambiente!

Fale conosco, estamos online!