Blog featured image

Precisamos educar nossas crianças


Publicado em 24/08/2017 | Por Edson Souza

Rotineiramente presenciamos lixo em ruas, parques, rios e até mesmo no quintal das casas. As pessoas jogam lixo no chão e não se importam com isso. Pensam: oras, é somente um papel de bala, que mal tem? Quando na verdade, há um grande mal que por muitas vezes passa despercebido, como algo inocente no qual trará problemas futuros.

O acúmulo de lixo em locais públicos traz grandes problemas como causas de enchente, infestação de insetos, mau cheiro e muitas doenças. A quantidade de lixo jogado na rua é imensa, somente na cidade de São Paulo é coletado cerca de 340 toneladas de resíduos diariamente, não sendo diferente na maioria das cidades brasileiras.

Mas por que isso acorre?

Pela falta de interesse das pessoas em colocar o lixo no seu devido lugar, sendo essa falta de interesse motivada por ignorância, que veio como conseqüência de uma má educação.

Tais cidadãos não entendem que toda ação tem uma reação, que ao estar jogando lixo em locais inapropriados estará afetando cada vida do planeta. Que cada enchente que ocorre a cada chuva está diretamente ligada aos maus hábitos de jogar lixo onde não é devido. Se preocupar com o lixo não é ser chato, mas ser inteligente!

Mas como resolver tal problema?

Um conceito fundamental da conscientização é uma boa base de educação ambiental no ensino primário, para que crianças aprendam desde cedo o manejo adequado do lixo, não somente conduzi-las aos hábitos, mas mostrar a importância de tal ação. Na infância a capacidade de aprendizado é muito maior, as pessoas se moldam nos primeiros nessa fase, e depois levam esse aprendizado para toda vida. Assim a importância de educar os mais jovens se torna cada vez mais necessária, sendo um meio plausível para mudar a realidade atual.

Como iniciar a conscientização?

O ideal é que comece dentro de casa, junto a família. Utilize lixeiras infantis, nas quais são amigáveis e de fácil entendimento para as crianças, isso ajudar a familiarização e hábito. Muito importante também que os pais cobrem esse tipo de procedimento das escolas que seus filhos estudam, para que possam aprender não somente dentro de casa, mas também que ocorra a conscientização dentro das escolas. No ambiente escolar a criança poderá aprender a origem e o destino final do lixo, deixando mais claro a conscientização do problema do lixo.


Confira os modelos de lixeiras infantis que podem ajudar na melhor escolha de acordo com o ambiente clicando aqui!



Comente!