Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisDiariamente cada pessoa gera em torno de 800 gramas até 1,5 kg de lixo e quando consideramos esse número pela menor média pela quantidade de pessoas que temos no Brasil e até mesmo no mundo o número de lixo gerado são centenas de toneladas.
Cerca de 30% de todo lixo gerado pode ser reciclado, porém, a grande parte de todo esse lixo acaba em lixões, aterros e até mesmo jogados em locais inapropriados.
Para entenderemos a importância da coleta seletiva de lixo, primeiro precisou entender o impacto do lixo no meio ambiente e na sociedade.
As lixeiras para coleta seletiva de lixo tiveram um papel fundamental para a reciclagem e para saúde do meio ambiente.
O lixão é certamente um dos piores locais para descarte do lixo, dado que nesses locais não existe nenhum monitoramento ou logística para tratar do lixo. Onde todo o lixo é jogado diretamente no solo.
Todo lixo jogado diretamente no solo, vai produzir chorume que pouco a pouco vai penetrando no solo e pode chegar a lençóis freáticos. Outro grave problema do lixo jogado nos lixões que é em tempos de chuva poderá ser carregado para rios e lagos, poluindo também esses ambientes.
Imagem de Miroslav Gecovic por Pixabay
Nos aterros existe um cuidado maior em relação ao lixo encaminhado para esse local. O aterro sanitário é uma construção da engenharia para destinar lixo de forma mais adequada e menos nociva ao meio ambiente.
Porém, apesar de ter uma construção bem definida, é muito comum ocorrerem acidentes nesses ambientes causando poluição do solo e do meio ambiente. Confira como funciona um aterro sanitário aqui.
Sem dúvidas a reciclagem de lixo é o melhor destino para o lixo que geramos, onde o material que é reciclado não vai poluir e ainda vai servir como matéria-prima ou mesmo será reutilizado.
A reciclagem de lixo é possível através da coleta seletiva de lixo.
Como já é sugerido no nome, a coleta seletiva se trata de uma seleção dos materiais conforme a natureza de cada material.
Na coleta de lixo cada material é representado por uma cor diferente:
- Vermelho para plásticos
- Verde para vidro
- Azul para papel
- Amarelo para metais
- Laranja para materiais perigosos (pilhas e baterias)
- Branco para lixo hospitalar
- Marrom para resíduos orgânicos
- Preto para madeiras
- Roxo para materiais radioativos
Como ferramenta essencial para qualquer finalidade, as lixeiras têm um papel fundamental para a organização e higiene de qualquer ambiente, a lixeira para coleta seletiva é uma das melhores formas de separa o lixo corretamente.
As lixeiras para coleta seletiva possuem as cores de cada material para ajudar e incentivar o uso correto e a separação correta de cada material conforme sua natureza. Uma vez que possuem cores e marcações que de forma didática vai incentivar o descarte da maneira correta.
Colocar as lixeiras das cores que são mais utilizadas em determinados locais faz a diferença, em ambientes que possuem muito lixo metálico e plástico como no caso de latas de refrigerante e embalagens plásticas a lixeira vermelha e a lixeira amarela já supre a demanda.
Foto de Vladislav Vasnetsov: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lixeiras-de-plastico-de-cores-variadas-2682683/
Assim como também pode ser usado todas as cores da coleta seletiva em conjunto, sendo comum em áreas públicas, rodoviárias, escolas e hotéis.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia mais