Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisA era dos canudos de plástico está acabando e isso é devido à conscientização sobre o problema do plástico na natureza, uma vez que causa sérios danos a vida marinha. Dessa forma estão criando novas de canudos biodegradáveis como é o caso do canudo de capim.
O plástico é um grande vilão na natureza, visto que o mesmo causa diversos problemas ambientais e leva muito tempo para se decompor, e como é descartado diariamente de forma incorreta acumula na natureza.
A companhia Ống Hút Cỏ no Vietnã está utilizando capim local para fazer canudos compostáveis, dado que o capim é abundante na região é possível aproveitar esse material para a fabricação do canudo. O projeto é liderado pelo empresário Tran Minh Tien.
O capim é colhido, cortado em tubos e preparado para poder ser utilizado de forma segura para alimentos e parte do processo inclui a limpeza interna dos canudos.
Canudos vendidos frescos são vendidos a pacotes de 100 canudos, que utilizam como embalagem somente folhas de bananeiras. A durabilidade desses canudos frescos é de duas semanas guardados na geladeira o que poderá estender a vida útil fervendo os canudos com um pouco de sal.
O canudo seco possuem uma durabilidade maior podendo a chegar até 6 meses, porém são passados por um processo onde são deixados para secar no sol entre dois até três dias e logo após são assados no forno. Os canudos secos não precisam ser deixados na geladeira, podendo ficar e sendo até recomendo que fiquem em temperatura ambiente.
No momento os canudos ainda não são comercializados fora do Vietnã, mas é uma ideia que tem sido amadurecida para que o projeto possa ser expandido para outros países.
Opções para substituir o plástico não falta o que é muito positivo para um futuro com menos plástico principalmente em países como o Brasil, um dos maiores produtores de plástico do mundo. Visto que a reciclagem em relação à quantidade de plástico produzido é muito pequena.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais