Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisA natureza é realmente incrível e observando a natureza podemos aprender e tirar proveito dela de forma ecologicamente correta. Um exemplo disso são os cocos que são isolantes naturais protegendo assim o seu conteúdo de forma segura. Então, porque não usar a casca do coco como isolante térmico?
E é exatamente isso que uma startup nas Filipinas está fazendo, criando coolers termico utilizando casca de coco para substituir o isopor. Uma solução extremamente inteligente e ecológica.
Com essa solução criativa evita dois problemas de poluição uma pelo isopor que apesar de ser possível reciclar os custos são muito altos e das cascas de cocos descartadas após o uso do coco onde muitas são incineradas liberando CO² na atmosfera.
Tudo começou com David Cutler e Tamara Mekler que fundou a Fortuna Cools em 2018 com a intenção de utilizar matéria-prima que fosse mais sustentável do que o poliestireno expandido.
Além de ser uma produção ecologicamente sustentável gera empregos. Uma ideia que pode ser replicada por outros países facilmente.
O Isopor não é um material tóxico, porém o mesmo continua poluindo visto que o mesmo não possui um tempo determinado para se decompor. Mas o acumulo do isopor no meio ambiente causa danos a animais marinhos que acabam por comer as bolinhas de isopor dessa forma intoxicando esses animais e toda a cadeia de animal que se alimenta desses primeiros.
Outro problema sério em relação ao isopor na natureza são os microplásticos, dado que o isopor é desintegrado gradualmente em contato com a água e radiação solar.
No momento em que o isopor é deixado de ser utilizado evita que o mesmo possa poluir e essa ideia de substituição pode ser estendidas a outros tipos de materiais assim como ocorreu com o isopor e a casco do coco.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais