Cascas de ovos são usadas para despoluição de rio no México

Um dos principais rios do México o rio Santiago está sendo despoluído com casca de ovos

A poluição dos rios é um problema sério na medida que destrói todo o ecossistema desses rios além das doenças que podem ser transmitidas pelas águas de um rio poluído. Mas existem muitas inovações e ideias que surgem e por conta disso sempre há uma luz no fim do túnel, e é isso que está acontecendo no México para despoluir o rio Santiago.

A casca de ovo é utilizada como adubo e até matéria-prima em determinados materiais, mas agora também está sendo utilizada como meio para despoluir um rio no México.

É tão poderosa que consegue remover até 70% da matéria orgânica do rio e ainda absorver 20% de metais pesados como mercúrio e o chumbo. O projeto de despoluição está sendo realizado pela organização ambientalista H2O.

Como funciona a preparação da casca do ovo?

O processo de preparação é feito a partir da mistura da casca de ovo, óxido de cálcio e óxido de magnésio. Onde o cálcio ajuda na remoção de resíduos de metais pesados e resíduos fecais.

mistura da casca de ovo Foto: Francisco Guasco
Foto: Francisco Guasco

“Abrimos valas de um metro de largura por 10 metros de profundidade e colocamos esta mistura. Quando chove, os metais são absorvidos e os minerais recuperados”, Bernardo Galán , ativista que está trabalhando no processo.

Porque o rio Santiago?

O rio Santiago é um dos rios mais poluídos no México e também é um dos rios mais importantes, o que faz dele uma escolha lógica no momento de selecionar um rio para despoluir.

E todo o processo utilizando a mistura de casca de ovos é feito campanha para arrecadação de cascas de ovos. Ou seja, o que iria virar lixo, está se tornando uma matéria-prima para despoluição dos rios.

casca de ovo para limpar o rio santiago no mexico Foto: Francisco Guasco
Foto: Francisco Guasco

Despoluição dos rios parece utopia, mas não é!

Diariamente somos bombardeados com notícias ruins, sobre política, crime e meio ambiente. Mas no meio disso tudo sempre surgem boas notícias e é nessas que devemos nos focar e é nessas que devemos promover. Mudanças em nossos hábitos para um consumo mais consciente faz parte, mas ver notícias boas e compartilhar pode fazer uma boa diferença tanto para nós quanto para outras pessoas, visto que esse tipo de notícia sempre motiva a mais pensamentos inovadores que pode ajudar o meio ambiente e nós mesmos.