Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisEm relação ao meio ambiente uma das maiores preocupações está relacionada ao lixo nos oceanos, que atualmente consta cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo com um grande destaque para a conhecida mancha de lixo do pacífico.
O lixo nos oceanos traz diversos problemas para a saúde e vida marinha, e influência toda a cadeia alimentar chegando até nós como micro plástico nos peixes e frutos-do-mar que consumimos. Atualmente não tem estudos suficientes para dizer as consequências do microplático no nosso organismo, porém ainda sim, é uma situação bem grave.
Maior parte do planeta é composta por água, e quando verificado que existem resíduos de lixos e microplástico em todos os oceanos é realmente algo muito assustador.
Uma organização sem fins lucrativos, sua fundação ocorreu há quase dez anos pelo Boyan Slat com a intenção de remover lixo plástico os oceanos.
A organização pretende remover 90% do lixo plástico dos oceanos até 2040. Um desafio ambicioso e muito inovador.
Desde a fundação da Ocean Cleanup, ouve projetos para iniciar a limpeza com alguns não dando muito certo em 2018. No ano seguinte surgiu um projeto funcional que coletava grandes quantidades de lixo, o que foi incrível. Porém, para conseguir chega à meta esperada era preciso inovar visto que para conseguir cumprir a meta precisaria de uma quantidade alta desses modelos.
Após surgir a necessidade de uma nova tecnologia, nos últimos dois anos foi desenvolvido um novo projeto para efetuar a limpeza que vai acelerar e chegar mais próximo de cumprir a meta da limpeza.
O modelo desenvolvido se chama Jenny, conhecido também como System 002. Basicamente o modelo mudou a forma de capturar o lixo, onde antes o material era coletado de forma passiva, esse novo modelo visa ir em direção ao lixo usando dois barcos de apoio da mesma forma que uma rede de pesca usada por pescadores.
A tecnologia desenvolvida conta com inteligência artificial que ajuda a localizar os possíveis focos de lixo plástico.
Sucesso, os testes da nova tecnologia para limpeza dos plásticos, feitas na grande ilha de lixo do Pacífico conseguiu coletar 9 toneladas de plástico, um feito incrível. Ou seja, tudo indica que a grande mancha de lixo do pacífico poderá ser limpa definitivamente.
Todo o material recolhido é levado para terra firme e reciclado. O material reciclado é utilizado na fabricação de óculos de sol, uma forma de a organização conseguir fundos para poder se manter ativa.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais