Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisA reciclagem de lixo é um processo simples e barato que pode ser feito em casa e em conjunto com governantes pode fazer total diferença para o meio ambiente e para a sociedade. Mas, será que você sabe a real necessidade da reciclagem de lixo? A maior parte das pessoas não tem a consciência sobre o real problema de não se reciclar lixo, e não é culpa delas!
Todo lixo produzido no Brasil, somente uma pequena parte é de fato reciclada, cerca de 2% apenas, o que é realmente uma quantidade muito pequena.
Existem diversas situações em que a poluição por lixo vira parte da rotina e acaba sendo banalizado, por exemplo, moradores de São Paulo onde tem o Rio Tiete, ver o rio poluído é algo tão comum que muitos não se questionam o porquê de estar assim, e isso precisa ser mudado!
Outra questão relacionado ao descarte incorreto do lixo, se deve a enchentes que ocorrem em diversas cidades pelo Brasil, onde geralmente são bueiros entupidos ou que a capacidade de água na passagem é diminuída por conta de lixo que consta ali.
E de onde vem todo esse lixo? Vem do lixo jogado nas ruas, lixo que não é reciclado e acaba em lixões e depois são carregados pela chuva e esse lixo pode ser seu, pode ser meu e de todos que corroboram para essa poluição ao não reciclar o lixo em casa.
Quando não reciclamos o lixo, além de estarmos destinando um final desapropriado para o nosso lixo está colaborando também para destruição do meio ambiente, mesmo que de forma indireta e isso ocorre justamente porque cada matéria-prima que é retirada da natureza é preciso ser extraída, o que causa diversos impactos ambientais.
O lixo reciclado pode ser novamente reutilizado, onde vira matéria-prima para novos produtos sem precisar extrair da natureza, esse termo é conhecido como economia circular.
Por conta de desmatamento que muitas vezes está ligado a questão de matéria-prima da natureza, a diminuição de árvores corrobora o aquecimento global, dado que as árvores possuem um papel importante visto que removem o gás carbônico na atmosfera transformando em oxigênio. E o gás carbônico está diretamente ligado ao efeito estufa.
Além da diminuição de árvores pelo desmatamento, ainda existe o lixo que não é reciclado e que muitas vezes é incinerado em lixões e aterros liberando mais CO² e outros gases que corroboram o efeito estufa.
Apesar do nosso planeta parecer grande, ele é pequeno e até demais para o tanto de pessoas que existem hoje atualmente que é cerca de 7,8 bilhões de habitantes, e quando colocamos a média de que cada pessoa gera cerca de 800 gramas de lixo até 1 kg de lixo por dia o número fica realmente muito grande.
Cada vez mais áreas da natureza estão sendo exploradas e habitadas, o que pode trazer problemas não somente para o bioma que ali existe, mas também para os próprios humanos visto que podem encontrar novas doenças e patógenos desconhecidos.
Os recursos do nosso planeta estão acabando, o que obriga muitos países como na Europa a utilizarem a economia circular, ou seja, reutilizar os materiais de produtos descartados fazendo o processo de coleta seletiva e reciclagem de lixo.
Comece fazendo sua parte, faça e promova coleta seletiva de lixo, sabendo da importância da reciclagem de lixo e fazendo sua parte já é um início.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais