Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisUma horta em casa pode trazer muitos benefícios ligados desde a qualidade dos alimentos que você consome até mesmo pelo efeito terapêutico que é cuidar da horta vendo as plantas se desenvolverem e crescerem.
Porém, é possível ter uma horta mesmo morando em casa pequena e até mesmo em um apartamento? Sim, é possível e para isso existem muitas formas de construir uma horta que pode ser desde hortas suspensas a jardins verticais.
A criatividade na hora de montar a horta faz toda a diferença e além de produzir sua horta, poderá reciclar materiais que iria para o lixo como garrafas pets e até mesmo potes de vidro.
Primeiro temos que ter em mente que uma planta é um ser vivo que precisa de nutrientes e condições para poder sobreviver e crescer, no caso das plantas uma boa terra adubada, água e luz.
Basicamente precisa ter em mente qual tipo de alimento deseja colher em sua hora e assim analisar as possibilidades conforme o espaço e quantidade de luz que tem em casa. Uma ótima dica é iniciar com temperos, principalmente em locais com pouco espaço visto que você pode simplesmente plantar os temperos em pequenos vasos ou mesmo potes reciclados e colocar na janela da sua cozinha.
Foto de cottonbro no PexelsOs temperos são interessantes por que costumam ser fáceis de plantar e cuidar e com a luz proveniente de uma janela já é o suficiente para sobrevivem. Porém, existem outros tipos de plantas que são fáceis de cultivar também como é o caso do hortelã, que além de cheiroso é produz um chá excelente.
Imagem: Edson SouzaTemperos como cebolinha, orégano, salsinha, pimenta são excelentes para começar.
Um vaso para plantas é excelente e existem muitas opções no mercado, mas se você quer gastar pouco e ser ecologicamente correto uma boa opção é reciclar o que você já tem em casa.
Garrafas pet podem ser excelentes para plantar temperos e podem ser utilizadas até mesmo como jardim suspenso.
Potes de vidro também são uma boa opção, além é claro de ficar esteticamente mais bonito.
Uma boa terra e adubo, você pode comprar terra pronta para o cultivo em diversas lojas do ramo, porém se você quer ir além você pode produzir o próprio adubo em casa utilizando a técnica de compostagem.
Até então as dicas acimas são para quem tem pouco espaço e precisa se organizar a ponto de que possa caber as plantas de acordo com o espaço e recursos disponíveis para crescerem como luz.
Mas se você possui espaço o suficiente para uma horta completa, a mesma lógica prevalece, para que as plantas possam crescer precisam de recursos como luz, uma boa terra adubada e água, porém em uma proporção maior e com muito mais liberdade.
Imagem: Edson SouzaO fato de poder plantar diretamente na terra as plantas, permite que você possa escolher uma maior variedade de plantas, como cenoura, alface, couve, tomate, batata, morando e muitos outros alimentos.
As plantas possuem características diferentes, então é preciso que esteja atento no momento de escolher e mesmo a técnica que vai utilizar para fazer o plantio dessa planta.
Evite jogar água na terra quando à terra está quente, isso pode prejudicar as plantas, ou seja, dê preferência para aguar à terra pela manhã ou à tarde.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais