Como preservar o meio ambiente sem prejudicar o desenvolvimento econômico

A solução já está sendo utilizada na Europa e a tendência é que seja utilizada pelo resto do globo

O desenvolvimento econômico segue um modelo onde cogita que os recursos naturais são ilimitados, ou seja, segue o regime econômico linear. Porém, esse modelo é insustentável e cedo ou tarde precisará mudar!

Como funciona a economia linear

Nesse modelo tudo que é produzido passa pelo processo de extração de matéria-prima da natureza, fabricação do produto onde o mesmo por conta da obsolescência programada deverá ser trocado em curto período, e depois esse produto será descartado e em pouquíssimos casos será reciclado.

Ao seguir esse modelo os recursos vão acabar rapidamente, por dois motivos o primeiro é pela extração constante de matéria-prima da natureza e o segundo motivo é a poluição que ocorre durante a extração da matéria-prima, na produção do produto e por último no descarte.

industria liberando co2 na atmosfera

— Na extração, geralmente ocorrem desmatamentos e conforme o tipo de material que está sendo extraído destrói o solo e polui.

— Na produção do produto, lixos derivados da produção são descartados incorretamente e liberado também muito CO², o que além de poluir o ar corrobora o aquecimento global.

— No descarte do produto, esse produto muitas vezes acaba em lixões e aterros passando a poluir solo, água e muitas vezes chegando aos rios e oceanos.

A economia linear é ruim para economia!

Apesar de ser um modelo que tem funcionado muito bem economicamente falando, ao poucos gera escassez, à medida que os recursos e determinadas matérias-primas se tornam cada vez menos disponíveis, o processo acaba por se tornar mais caro e muitas vezes inviável.

Quando chega nesse ponto é preciso substituir, e até a nova matéria-prima se tornar escassa novamente é questão de tempo.

A poluição também causa problemas para economia, visto que pode aumentar a quantidade de pessoas doentes, custando mais caro tratamentos, além do aquecimento global que pode deixar o clima extremante frio ou quente dependendo da região causando estragos a plantações e diversos outros setores econômicos.

Energia limpa

energia limpa

Na economia circular a preferência é para uso de energia limpa como solar, eólica e hidrelétrica. Atualmente o uso de energia de fósseis como é o caso do petróleo libera muitos gases na atmosfera nocivos para nós e para o meio ambiente.

Um exemplo de transporte com energia limpa são os carros elétricos, que não liberam nenhum tipo de poluente na atmosfera.

Qual a solução? Economia circular!

Simples ou não a solução é resolver as pontas do processo que estão poluindo, e para fazer isso existe um modelo econômico que já é utilizado em alguns lugares do planeta, a economia circular.

Na Europa em 2015 foi aprovado o plano para transição para a economia circular, com 54 medidas para o ciclo da vida dos produtos. Com países como Holanda, França, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Portugal e Espanha.

No modelo de economia circular, o produto é feito para ser reaproveitado onde o processo de extração é nulo ou muito reduzido. E na fabricação dos produtos tudo é aproveitado e reciclado evitando assim liberar resíduos no meio ambiente. Com a economia circular, é possível sim um desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente.

Além da economia circular

Coleta seletiva de lixo ainda é muito inexpressiva no Brasil, correspondendo apenas a 2% do lixo produzido o que é uma situação grave para o meio ambiente. Simplesmente o fato de reciclar o lixo evitando que o mesmo seja enviado para lixões e aterros uma parte do problema já será solucionada. Visto que o material poderá ser reciclado.

Um dos benefícios da coleta seletiva de lixo que além do processo da reciclagem do material, está no fator socioeconômico visto que esse processo de reciclagem é preciso mão-de-obra qualificada nas cooperativas.

Mas além da reciclagem de cada cidadão é preciso politicas fortes para empresas e industrias, visto que a poluição e desperdício de recursos é muito maior em indústrias e setor agropecuário do que dos cidadãos comuns.

Você tambem vai se interessar!

A Relação Entre Consumismo Exagerado e Meio Ambiente: Impactos e Soluções

A Relação Entre Consumismo Exagerado e Meio Ambiente: Impactos e Soluções

  • Edson Souza
  • 2023-05-23

Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito

Leia mais
Conheça o significado das cores da coleta seletiva

Conheça o significado das cores da coleta seletiva

  • Edson Souza
  • 2021-03-12

Você sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!

Leia mais
O que significa as setas do símbolo da reciclagem

O que significa as setas do símbolo da reciclagem

  • Edson Souza
  • 2023-05-04

Desvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem

Leia mais
Como descartar o lixo eletrônico?

Como descartar o lixo eletrônico?

  • Edson Souza
  • 2023-06-23

Descubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.

Leia mais
Os 5Rs da Sustentabilidade: Práticas Essenciais para um Futuro Sustentável

Os 5Rs da Sustentabilidade: Práticas Essenciais para um Futuro Sustentável

  • Edson Souza
  • 2023-06-20

Descubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente

Leia mais

Produtos em Destaque!

Conjunto p/ Coleta Seletiva com 5 cestos - 50L

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: ML05CR
Poste Com 2 Lixeiras 50 Litros Modelo Papeleira

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: T13a
Conjunto para Coleta Seletiva com 3 cestos - 50L

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: ML03CR
Lixeira com Divisões Fixas em Plástico

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: 1785
Conjunto para Coleta Seletiva com 6 Cestos

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: TS6X65PRI
Conjunto c/ 2 para Coleta Seletiva

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: AS2X52PRI
Conjunto para Coleta Seletiva com 2 Cestos - 50L

Conjunto para Coleta Seletiva

Código: ML02CR

Líder do Segmento