Confira o porquê do plástico ser o grande vilão do meio ambiente

Os desafios de parar a poluição por plástico e encontrar um substituto ecologicamente amigável

O plástico está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia, está em nossas roupas, nosso carro, na higiene pessoal, nas sacolas de compras e diversos outros utensílios e produtos que consumimos. Sem dúvidas o plástico foi uma revolução, visto que é muito versátil e possui uma durabilidade muito alta.

Quando surgiu o plástico?

A criação do plástico, na verdade, não é recente e existe há milênios, feito a base de celulose das plantas, porém o plástico moderno existe desde 1907, quando o químico belga naturalizado americano, Leo Baekeland criou o primeiro plástico, o Bakelite.

Apesar das vantagens o plástico traz diversos problemas, uma vez que a composição do plástico é feito a partir de reações químicas com petróleo, carvão e gás natural. O problema desse plástico moderno acontece justamente uma das suas vantagens é também o maior problema, o plástico não de decompõem com facilidade.

Mas qual o problema do plástico?

microplastico no corpo humano pela primeira vez detectado

 

Quando se produz um produto que pode levar até 400 anos para se decompor na natureza, fabricado continuamente ocorre o acumulo na natureza, ou seja, dia a dia a quantidade de plástico só aumenta.

Poluição por plástico atinge animais terrestres e principalmente os animais marinhos, como tartarugas e peixes. Atualmente existem nos oceanos 14 bilhões de toneladas de lixo plástico, numero que poderá triplicar até 2040.  Considerando que o planeta é limitado e seus recursos são limitados, estamos poluindo e destruindo cada vez mais o planeta.

passaro morto por plastico do oceano
Fotograf: Rights Managed. Seal entangled in fishing gear [Internett]. Rettighetshaver: NTB. Hentet fra: https://ndla.no/subject:d1fe9d0a-a54d-49db-a4c2-fd5463a7c9e7/topic:a2f5aaa0-ab52-49d5-aabf-e7ffeac47fa2/topic:ee45a439-5633-4074-9629-f84e1dd9ef02/topic:f1b53365-36e1-43b8-b8bf-0c79f2141b82/resource:f721bdda-545f-48fa-adc9-290e05b571d4 Lest: 17.06.2021

Um dos principais problemas do plástico está nos microplásticos que são liberados e acumulados nos oceanos, rios e no solo. A poluição por microplastico é tanta que podem ser encontrados em áreas remotas como polo sul e até mesmo na montanha mais alta do planeta o Everest.

Existem opções para substituir o plástico?

Atualmente existem projetos e até mesmo produtos que já são fabricados utilizando materiais biodegradáveis, como plástico comestível e plásticos fabricados utilizando material orgânico visando sua decomposição ao ser descartado.

Cada vez mais startups apostam em produtos ecologicamente sustentáveis, o que pode fazer muita a diferença no combate a poluição por plástico.

Como resolver o problema de poluição por plástico?

A forma que mais parece lógica é a não produção de produtos a base de plástico, porém, não é tão simples assim e o plástico ainda vai continuar sendo produzido por diversas razões como, por exemplo, o seu baixo custo e durabilidade. O que pode ser feito para resolver esse problema é passar a reutilizar o plástico fabricado como ocorre em uma economia circular, dessa forma utilizando coleta seletiva e reciclagem dos resíduos evitando assim a poluição.

Coleta seletiva de lixo

separando lixo
Foto de cottonbro no Pexels

O plástico não é o único problema de poluição, existem diversos outros materiais que poluem, porém, o plástico é um dos que mais causam problemas ambientais. De qualquer forma a coleta seletiva de lixo é uma ferramenta poderosa de combater a poluição, já que visa o reaproveitamento do material evitando que o mesmo seja encaminhado para lixões e aterros sanitários.

Utilizar lixeiras para coleta seletiva de lixo com certeza vai facilitar o processo e incentivar a separação correta dos resíduos, uma vez que possuem cores da coleta seletiva ou mesmo adesivos que indicam o material que poderá descartar naquele cesto de lixo.