Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO problema causado ao meio ambiente por causa do plástico é um fato assustador e crescente. Quando a poluição esta na terra, no mar e até mesmo nos alimentos que consumimos é algo que ao analisar se torna sério e preocupante.
A origem do plástico que consumimos diariamente vem do petróleo, sendo o mesmo de fabricação pelo ser humano, logo o plástico não tem microorganismos que o consomem fazendo com que o mesmo não seja decomposto como um material orgânico e dessa forma leva de 200 a 400 anos para ser decomposto.
Mas existe uma possibilidade de solução para esse problema, o plástico biodegradável. Como já sugerido no nome esse plástico se decompõe como matéria orgânica, ou seja, o tempo para que seja decomposto no meio ambiente é muito mais rápido do que o plástico de origem do petróleo.
O plástico biodegradável é um plástico que se decompõe como matéria orgânica e sua fabricação são baseadas em utilização de bactérias. O processo basicamente é em utilizar bactérias que são alimentadas e no processo são retirados alguns nutrientes para que as mesmas não se multipliquem mais. Dessa forma as bactérias apenas engordam gerando dessa forma o plástico biodegradável.
No entanto esse é um processo muito mais caro do que o processo de fabricação de plástico tradicional, ou seja, o plástico que tem origem do petróleo. E assim esse tipo de plástico é utilizado somente em laboratório.
O fato de ser de produção cara faz com que o plástico biodegradável não seja utilizado em massa, mas como sempre há evoluções na questão tecnológica é somente questão de tempo para que esse cenário mude. Estamos em tempos em que tudo é considerado descartável, e o que mais precisamos agora é que a tecnologia esteja ao nosso lado e ao lado do nosso planeta, agora é somente questão de tempo.
Em nosso dia a dia devemos fazer nossa parte reciclando nosso lixo e consumindo com consciência. Toda a ajuda é bem vinda e cada detalhe pode fazer a diferença.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais