Desdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia mais
O consumo e a rapidez que um produto deixa o mercado já é algo muito comum e conhecido entre a maioria das pessoas, tanto pela questão da obsolescência programada quanto a obsolescência perceptiva, porém, por que não usar isso a favor do meio ambiente? E é exatamente isso que o canadense Luc Houle pretende fazer com tênis biodegradáveis.
Não é uma novidade que o lixo plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor e que sua poluição já alcançou rios e mares em uma proporção muito maior que poderíamos imaginar, e tudo que pode impedir de acumular mais lixo plástico é sempre bem-vindo.
Johnny Footwear shoes come in two colours: black and white and retails for $109 onProjetado para ser um produto biodegradável a marca de calçados lançada por Huc foi nomeada como Johnny. O nome foi influenciado pela lenda de Johnny Appleseed que andava plantando sementes pelo norte dos Estados Unidos e por Ontaro.
O calçado é produzido a partir de lona que substituiu o plástico por materiais biodegradáveis, dessa forma a durabilidade do calçado é da média de 3 anos. Sendo ele um calçado leve e resistente a água.
Image for illustrative purposes. The seed/pod is more compact so you don’t feel it as you walk.
Após o seu tempo útil de vida, o calçado poderá ser plantando, já que em seu interior possui semente de macieira envolta de fertilizante. Por conta de sua composição o material será degradado rapidamente e o que antes era um calçado dará lugar para uma macieira que pode demorar para crescer em até 1 ano e meio.
Por se tratar de um material biodegradável ele simplesmente ira se decompor no aterro onde foi enviado. O ideal é sempre que seja plantado, um bem para o meio ambiente que não está sendo poluído e para nós visto que uma macieira produz frutos e ajuda contra o aquecimento global assim como as demais árvores.
Para ser possível o empreendimento, ainda é necessário fazer a arrecadação de fundos para por o projeto para funcionar necessitando cerca de US$ 55 mil. A ajuda pode ser feita através da plataforma de arrecadação kickstarter.
Desdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia mais
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia mais
Analisando os Benefícios e Desafios Ambientais dos Veículos Elétricos na Era da Sustentabilidade
Leia mais
O que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia mais
Dicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais
Reciclagem Mecânica, Química e Energética: Como Funcionam e Seus Benefícios
Leia mais