Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO costume de jogar lixo de qualquer forma e em qualquer lugar parece ser um péssimo hábito e um hábito muito comum entre a maioria das pessoas, o que faz ser um grande problema. Pensando nisso seu criador Fabiano da Silva em Guaratuba onde nas praias estavam com problemas sérios de lixo jogado na praia foi posto uma ideia em prática, basicamente um incentivo para um esporte da sustentabilidade, o Latinbol .
Basicamente consiste em lixeiras com formatos de cesta de basquete, com indicações para jogar latas de alumio. Uma ideia simples que facilitou muito o trabalho dos catadores para coleta seletiva e que deu muito resultado, por que agora acertar a lixeira virou um desafio divertido e interessante para muita gente. Ou seja, aqueles que não levantavam nem para jogar no lixo comum agora levantam para tentar marcar pontos.
E deu tão certo que nos primeiros 4 dias da instalação do latinbol foram armazenados 100 quilos de latas. O que facilitou a vida dos catadores podem pegar as latas já separadas corretamente, uma vez que antes desse projeto muitas pessoas jogavam as latas junto com outros materiais.
Mais do que marcar pontos é marcar pontos com o meio ambiente e saúde da praia e das pessoas que frequentam. Quando a consciência não é suficiente um incentivo para resolver o problema é sempre bem-vindo.
Quando não é separado o lixo muitas vezes o que poderia ser reciclado acaba por ir para aterros o que é um grande prejuízo para o meio ambiente. Separar o lixo é nosso dever!
Existem lixeiras com preços acessíveis que facilitam a vida nesse sentido, a medida que fica simples e bem claro o local para cada tipo de lixo.
Você que mora em condomínio, ou vive em local onde tem uma grande circulação de pessoas e problemas com o lixo faça uso de exemplos como esse para incentivar as pessoas a fazer o correto.
E como podemos ver os incentivos fazem toda a diferença para o meio ambiente e socialmente também, já que garante a separação correta das latas e dessa forma para que sejam melhores aproveitadas na coleta seletiva.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia mais