Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisO plástico está presente em todos os lugares e em quase tudo que nós usamos e isso acontece por ser um material de baixo custo e muito durável, provavelmente agora mesmo de onde você está lendo está com algum plástico por perto que pode ser desde seu smartphone ou o seu computador.
Um material abundante e que vemos em todos os locais certamente não devem ser um problema ambiental, senão já teria retirado ele do mercado, correto? Não! Apesar de grandes benefícios do plástico em relação ao seu uso, uma das suas maiores vantagens também é um grave problema ambiental, a sua durabilidade!
Na natureza o plástico pode levar até 400 anos para se decompor, o que significa que plásticos fabricados a mais de 100 anos atrás podem ainda estar poluindo, e a medida que os anos se passam mais plásticos são fabricados e vão acumulando a toneladas na natureza.
O primeiro plástico surgiu em 1862, quando Alexandre Parkes mostrou a parkesina, um material que ao ser aquecido poderia ser moldado, onde após esfriar continuaria com a forma preservada. Esse material era derivado de celulose, ou seja, era orgânico.
A princípio a ideia desse plástico orgânico seria substituir outros materiais como a borracha, mas os custos era muito elevados o que desestimulou a sua produção dano espaço mais tarde para o plástico sintético.
Mas o primeiro plástico sintético foi a baquelite criado por Leo Hendrik Baekeland em 1909, o material era uma mistura de fenol e formaldeído. O que foi impressionante pelos milhares de possibilidades que poderiam ser feitos com o material. A partir do baquelite as empresas químicas começaram a investir em pesquisas para encontrar mais possibilidades de plásticos.
Foto de Lisa no Pexels
Após esse principio de criação e aprimoramento do plástico, foram surgindo outros modelos de plásticos com foi o caso de Polietileno (PE), poliestireno (PS) entre outros que são usados em largas escalas em todas as áreas desde uso doméstico até uso industrial.
Com seu baixo custo o plástico sintético revolucionou o mundo onde atualmente temos plástico em praticamente tudo.
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-aproximada-do-planeta-terra-45208/
Sem dúvidas essa revolução do plástico trouxe muitos benefícios a nossa vida diária, porém por outro lado o plástico é um grande vilão do meio ambiente por diversos fatores.
Com a produção continua de plástico sintético em larga escala, estamos produzindo cada vez mais lixo que não está sendo reciclado, e esse lixo plástico está tomando conta de rios, terra e até mesmo os oceanos que atualmente tem 14 bilhões de toneladas de lixo plástico, com grande destaque a grande mancha de plástico do pacífico.
Uma poluição que poderá triplicar em 20 anos, se nada for feito para mudar esse cenário.
Apesar de números grandes, o planeta é capaz de suportar, certo? Não! O planeta é limitado assim como seus recursos, com seus 40 mil quilômetros de circunferência à terra não é tão grande como acreditamos que seja, e possui limitações de espaço e recursos.
Microplasticos são plásticos com 5 mm ou menos, que podem ser de origem primária ou secundária, sendo a primária o plástico que já vem nessa forma como no caso de plástico em produtos de higiene como pastas de dentes, já a secundária é derivada de plásticos maiores que com ações do tempo, sol e chuva acabam se fragmentando em tamanhos menores.
Estudos recentes mostram a poluição de microplástico no ar, oceanos, animais e em diversos alimentos que nós consumimos e isso também inclui a carne de animais como a bovina e a suína.
O microplastico foi identificado também no sangue humano como mostra um estudo recente que você pode ler aqui. Ou seja, o plástico não prejudica somente o meio ambiente, mas também a saúde dos humanos e animais.
Fotograf: Rights Managed. Seal entangled in fishing gear [Internett]. Rettighetshaver: NTB. Hentet fra: https://ndla.no/subject:d1fe9d0a-a54d-49db-a4c2-fd5463a7c9e7/topic:a2f5aaa0-ab52-49d5-aabf-e7ffeac47fa2/topic:ee45a439-5633-4074-9629-f84e1dd9ef02/topic:f1b53365-36e1-43b8-b8bf-0c79f2141b82/resource:f721bdda-545f-48fa-adc9-290e05b571d4 Lest: 17.06.2021
A poluição por plástico atinge todo o planeta, desde áreas urbanas até mesmo o topo da maior montanha do mundo o Everest. Os danos causado pelo plástico atinge a vida de diversos animais, principalmente os animais marinhos.
Fotograf: Rights Managed. Seal entangled in fishing gear [Internett]. Rettighetshaver: NTB. Hentet fra: https://ndla.no/subject:d1fe9d0a-a54d-49db-a4c2-fd5463a7c9e7/topic:a2f5aaa0-ab52-49d5-aabf-e7ffeac47fa2/topic:ee45a439-5633-4074-9629-f84e1dd9ef02/topic:f1b53365-36e1-43b8-b8bf-0c79f2141b82/resource:f721bdda-545f-48fa-adc9-290e05b571d4 Lest: 17.06.2021
O plástico que polui as praias e oceanos, muitas vezes são confundidos com alimentos por aves e animais marinhos, que ao consumir acabam morrendo. Existem milhares de animais que morrem presos ao lixo plástico como redes de pescas abandonadas e outros materiais derivados do plástico que estão poluindo o oceano.
Reciclagem e coleta seletiva de lixo é uma solução que ajuda tanto na questão do meio ambiente, quanto a questão social onde gera empregos nesse processo. E todos podem fazer a sua parte fazendo a separação correta dos seus resíduos.
A coleta seletiva funciona basicamente com a separação do lixo de acordo com sua natureza, como plástico, vidro, papel, metal, orgânico, hospitalar entre outros materiais. Essa separação utiliza cores da coleta seletiva para facilitar a organização dos materiais e estimular a separação correta.
Reciclar o lixo plástico pode ser o melhor caminho, porém muitos tipos de plástico têm um alto custo para a reciclagem desmotivando grandes empresas a fazerem esse processo, devido à diminuição de sua margem de lucro, fazendo a busca por alternativas crescer como no caso de plásticos biodegradáveis.
Criação de novos plásticos ou mesmo substitutos para o plástico cresce entre diversas startups o que não é ruim, como é ocaso de plásticos biodegradáveis, porém ainda é muito recente e precisa crescer muito para atrair a atenção de grandes empresas para substituir o plástico em seus produtos.
Cuidando do nosso planeta para as futuras gerações
Leia maisCada lixo que jogamos no meio ambiente tem um impacto e um tempo que demora para se decompor
Leia maisO lixo que geramos no nosso dia a dia está causando estragos que podem ser irreversíveis
Leia maisA importância do meio ambiente está diretamente ligado a nosso bem-estar
Leia maisOs danos que o lixo causa a natureza e aos seres humanos, onde nós somos os responsáveis!
Leia maisBenefícios da reciclagem para o meio ambiente e a sociedade
Leia mais