Importância da reciclagem do lixo

Com o aumento constante do lixo, reciclar para parar o lixo não é mais uma opção

É fato que nós como seres humanos temos necessidades básicas de sobrevivência, e que em nosso dia a dia geramos lixo, que varia entre 800 gramas até 1 quilo de lixo. Onde com o agravante do consumo desenfreado de forma não planejada pode gerar mais lixo do que o necessário.

O problema do lixo não é nada recente, e podemos notar a sua destruição em diversos locais do meio ambiente, como rios, matas, cidades e os oceanos. Nos oceanos o acúmulo de plástico atualmente chega a 14 milhões de toneladas, o que poderá triplicar em 20 anos se não houver medidas para conter o lixo. O lixo chega aos oceanos não somente pelos banhistas em praias e navios, mas também por diversos rios que despejam rios diretamente no oceano de forma constante.

poluição na praia de kuta em bali na indonesia

Como resolver o problema do lixo?

Precisamos ser mais conscientes em relação ao consumo e a forma que lidamos com nosso lixo, só é considerado lixo quando não existe mais possibilidade de uso para aquele material. E quando analisamos melhor, uma grande parte do lixo que geramos e jogamos fora poderia ser reciclado.

Quando reciclamos um material, evitamos que aquele material seja jogado de forma inadequada em lixões e rios. Diminuindo de forma significativa o lixo. Visto que descartamos somente o que é rejeito, e o restante passa a ser tratado como resíduos. Faça uso da coleta seletiva em casa, e coloque em prática também em locais de trabalho e até mesmo no seu bairro!

Reciclagem: processo de transformação de um material que seria descartado para invés disso ser utilizado, através de mudanças físicas ou químicas do material.

Ao sermos mais conscientes no consumo podemos considerar:

implantando coleta seletiva
Foto de ready made no Pexels

A regra dos 5 Rs, que basicamente diz:

1- Reutilizar: tudo que for jogar no lixo veja se não pode ser reutilizado como, por exemplo, uma garrafa plástica, ela pode ser usada para outros fins em casa.
2 - Reduzir: reduza o máximo possível do lixo, seguindo as outras dicas.
3 - Repensar: tudo que for comprar repense se realmente precisa se precisar veja se existe uma opção mais sustentável, como produtos sem embalagens ou que possa reaproveitar a embalagem.
4 - Reciclar: recicle todo material que puder, visto que é reciclado será um material a menos a ser jogado fora e evitando assim mais poluição.
5 - Recusar: evite qualquer produto que cause danos ao meio ambiente.