Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisNo cenário atual com tantos problemas relacionado ao meio ambiente, toda busca por formas de sustentabilidade é sempre bem vinda. E os problemas que estão mais alarmantes atualmente são a quantidade de plástico que esta poluindo a terra e os mares e outro problema são o caso do desmatamento e a quantidade de CO2 que esta sendo dispensado na nossa atmosfera.
A poluição pelo plástico é pelo seu uso desenfreado e a falta de consciência da maioria das pessoas, mas sempre há uma luz no fim do túnel. E é nesse ponto que entra a madeira plástica.
Madeira plástica é um produto desenvolvimento 100% ecológicos a partir de matérias primas recicláveis com resíduos plásticos industriais. O processo é feito com misturas para que chegue o mais próximo possível da madeira natural. Onde várias toneladas de resíduos são retiradas da natureza deixando assim de se poluir e com a vantagem de não ocorrer desperdício de água.
Ou seja, é um processo que faz bem para a indústria no momento em que o material utilizado é totalmente reciclado e faz bem ao meio ambiente uma vez que o material que seria descartado no meio ambiente ao invés disso volta a ser utilizado como material de fabricação de um novo produto.
A cada 700 kg de madeira plástica equivale a média de uma árvore adulta que será preservada. Sem contar a quantidade de plástico que é retirada da natureza para a produção da madeira plástica.
Por se tratar de um material que imita a madeira natural e a sua aplicação poderá ser utilizada em todos os processos de construção e fabricação de produtos que seriam utilizados madeira natural.
Exemplos de utilização: cestos de lixo, lixeiras, decks, pisos, painéis, fachadas e todo tipo de acabamento e construção.
A maior vantagem esta relacionada à questão ecológica, ou seja, não polui e evita a poluição uma vez que o material é retirado da natureza. Mas entre as vantagens estão à durabilidade sendo um produto que não sofre com umidade, com fungos e nem qualquer outro tipo de problema orgânico que sofre a madeira natural.
Em relação ao manuseio não há riscos de farpas e se trata de um material muito mais leve. Sendo que a mesma não precisa de manutenção da forma que a madeira natural precisa, tendo assim uma alta durabilidade com pouca manutenção.
Sempre que for fazer uma construção ou mesmo comprar algum produto leve em consideração se realmente precisa e se precisar sempre de a opção para produtos que são ecologicamente corretos. Podemos fazer a diferença sozinhos e podemos passar essa idéia para outras pessoas.
Viver ecologicamente sustentável faz bem para nós e para o nosso planeta.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia mais