Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisCom 929 quilômetros de extensão o rio Paranapanema está situado entre os estados de São Paulo e Paraná, um dos cursos de água mais importante do interior do estado de São Paulo contando com 11 barragens para Usina Hidrelétrica. Suas águas banham 247 municípios no total. Um rio com muitas histórias, momentos, lazer e contemplação, dado que o Rio Paranapanema é ponto turístico em muitas das cidades que suas águas banham.
O lixo chega ao rio por diversas vias sendo elas por pequenos rios que deságuam no Paranapanema, por chuva que carrega o lixo para o rio, por visitantes que deixam seus lixos na margem ou mesmo diretamente no rio. Atitudes que são irresponsáveis visto que a quantidade de lixo encontrada no rio não prejudica somente a questão estética do rio, mas também prejudica a vida nativa do rio.
O processo de limpeza foi uma iniciativa da AADEP - Associação Ambientalista e Defensora da Bacia do Paranapanema com o apoio da Prefeitura de Bernardino de campos.
Os recursos para a limpeza do rio foram provenientes de caminhão cedido pela prefeitura de Bernardino de Campos para o recolhimento do lixo e a ajuda de voluntários. O evento da limpeza do rio também contou com a ajuda da Rotary Clube de Bernardino de Campos pelo apoio com a alimentação.
Foto pelo Biólogo Marcelo Montes Castanho — AADEPA ação voluntária é muito importante para eventos como esse onde todos se beneficiam, onde o ato de ajudar se converte em um bem-estar por acompanhar de perto o que a limpeza pode fazer pelo rio e você fazer parte disso.
Foto pelo Biólogo Marcelo Montes Castanho — AADEPVoluntários que participaram do evento de limpeza do rio Paranapanema foram os barqueiros como Roberto (Didi), Getúlio, Gustavo, Noel que ajudaram a recolher e levar os outros voluntários em pontos mais distantes da margem do rio para o recolhimento do lixo. Além dos barqueiros também houve voluntários para ajudar a recolher o lixo sendo eles Adonnis, Augusto, Mauro (Secretária Municipal de Cultura e Turismo), Neto (Secretária Municipal de Saúde), Sueli, Antônio Caio, Paulo Sérgio, Murilo, Donizete (Prefeitura Municipal) e Mário(Japonês).
Foto pelo Biólogo Marcelo Montes Castanho — AADEPTodo o lixo recolhido no evento foi devidamente encaminhado para a reciclagem, o que antes estava poluindo agora será separado e reaproveitado.
Um dos maiores vilões da poluição do rio é o plástico que pode demorar de 450 a 500 anos para se decompor completamente e grande parte desse lixo vai parar nos oceanos, que atualmente conta com cerca de 14 bilhões de toneladas de lixo plástico o que pode triplicar em 20 anos se não houver mudanças e politicas fortes contra a poluição dos rios e consequentemente dos oceanos.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia mais