Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisNo Brasil cerca de 97% do lixo gerado não é reciclado onde são destinados a lixões e aterros sanitários causando problemas ambientais e de saúde pública. Os danos ao meio ambiente causados pelo lixo são diversos desde a poluição da terra, lençóis freáticos e rios o que incluí um grande aumento de lixo plástico em que se fragmenta em micro plásticos que chegam aos oceanos.
Image by Emilian Robert Vicol from Pixabay
Outro problema causado pela falta da reciclagem de lixo está ligado à economia, na qual o Brasil perde bilhões por ano com a falta de reciclagem de lixo, isso se deve ao fato de que ao reciclar gera empregos e todo o material recolhido pode ser reutilizado para produção de novos produtos e matéria-prima.
Política de conscientização e implantação de coleta seletiva é necessária e já ocorre em determinados locais como, por exemplo, em condomínios com mais de 50 unidades de acordo com a lei nº 12.528 de 2007. Onde o uso de lixeira para coleta seletiva pode ajudar de forma considerável visto que se torna uma ferramenta indispensável quando se trata da separação correta dos resíduos.
O uso da lixeira para coleta seletiva também utiliza do fator psicológico, visto que existe a facilidade e o incentivo para colocar o resíduo na lixeira correta, visto que os cestos de lixo para coleta seletiva utilizam de cores e marcações indicando o tipo de material que ali deve ser depositado.
As cores utilizadas são Azul para papel, vermelho para plásticos, verde para vidros, amarelo para metais, preto para madeiras, laranja para resíduos perigosos, branco para resíduos hospitalares, roxo para resíduos radioativos, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos que não podem ser reciclados. Você pode conferir mais sobre o significado das cores para coleta seletiva aqui.
Sim, existem modelos de lixeira para coleta seletiva que podem ser utilizados em residência e até em locais com menor quantidade de resíduos gerados sendo o caso de lixeiras com partições, o que costumam ser menores, porém possuem partições para a separação do lixo. Quando se trata de fazer a sua parte na reciclagem de lixo vale muito a pena investir em ferramentas que possibilitam uma maior facilidade no seu dia a dia na separação do lixo.
Ainda no Brasil estamos reciclando muito pouco em relação ao que seria o ideal, onde o consumo é crescente e consequentemente o lixo também é e enquanto não houver uma política forte em relação à conscientização sobre a reciclagem de lixo o problema tende a piorar.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais