Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisNão é novidade que o lixo orgânico é utilizado como forma de gerar energia, o que já ocorre em algumas poucas cidades e localizações pelo mundo. Porém, devido a uma crise energética causada por conflito da Rússia e a Ucrânia, o gás natural está se tornando mais escasso, o que foi determinante para o uso de gás natural baseado na reciclagem de lixo orgânico.
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay
Com o início em outubro, o recolhimento de resíduos alimentares para o biogás em Copenhague está sendo feito em empresas e residencias. Por faltar poucos meses para o inverno, a capital dinamarquesa está garantindo o aquecimento independente do gás russo.
Por se tratar do norte da Europa, o frio é congelante, gerando assim picos no consumo para aquecimento. Na capital da Dinamarca, Copenhague, chega a temperaturas máximas de 4° segundo o Whather Spark.
image by Bente Jønsson from Pixabay
O gás natural gerado pelo biogás derivado dos restos de alimentos será colocado na rede natural de gás da cidade. Com 15 mil toneladas de restos alimentares gerados em 2021, equivale ao valor energético para cinco milhões de banhos quentes de até 5 minutos. Porém, é um valor que poderá ser dobrado conforme calcula a capital Copenhague.
O processo é feito no município de Solrod que retorna para Copenhague em forma de biogás.
Com o funcionamento do biogás a partir de restos alimentares, pode ser um início para outros países se tornarem independente também do gás natural externo. Esse é um processo bom para economia do país e economiza com a importação e ainda gera renda e emprego, além é claro da reciclagem do lixo que seria descartado no meio ambiente evitando assim a poluição.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais