Lixo plástico é reciclado e transformado em tijolo no Quênia

Uma forma inteligente, inovadora e ecologicamente sustentável de gerar renda construindo tijolos

O lixo está presente no nosso dia a dia, o plástico principalmente compõe a maioria dos produtos que consumimos seja na composição, na embalagem ou na sacola em que o produto é colocado para nós para levarmos para casa.

Cerca de apenas 2% do lixo plástico é reciclado no Brasil, e esse é um problema muito sério visto que o consumo é constante e o descarte consequentemente também é.

Porém, para tudo existe solução, e a reciclagem pode sim, reutilizar esse plástico e um exemplo disso foi o que uma startup no Quenia está fazendo, transformando lixo plástico em tijolos.

poluição dos oceanos por plásticoScience Photo Library

A criação da Gjenge Makers e produção de tijolos

Lixo plástico é reciclado e transformado em tijolo no QueniaEngenheira Nzambi Matee – Imagem reproduzida de Earthshot Prize

Tudo inciou com a engenheira queniana Nzambi Matee em 2018, que encontrou na poluição plástica uma oportunidade para usar como matéria-prima, após várias pesquisas conseguiu uma forma de reutilizar o plástico que poluía Nairóbi.

Nzambi fundou então a Gjenge Makers e passou a produzir tijolos de plástico reciclado, uma solução inteligente, sustentável e rentável que está gerando emprego para mais de 100 pessoas atualmente.

Como funciona a produção do tijolo

Os tijolos que são 7 vezes mais forte do que o concreto são produzidos do plástico misturado com areia. Onde os polímeros plásticos são aquecidos em alta temperatura e em seguida adicionados areia em sua composição

Lixo plástico é reciclado e transformado em tijolo no QueniaSource: Gjenge Makers

Cada metro do tijolo plástico é vendido a US$ 7,7 um baixo custo para um alto benefício. Os tijolos podem ser fabricados com cores personalizadas, e são excelentes opções para pavimento.

A produção de tijolos pode atingir atualmente até 1500 tijolos por dia, reciclando cerca de 500 kg de plástico para isso.

Expansão da empresa

Lixo plástico é reciclado e transformado em tijolo no QueniaSource: Gjenge Makers

Nzambi Matee pretende expandir a empresa para outros países, uma ideia ambiciosa e que tem tudo para dar certo.

E para quem já reciclou 20 toneladas de plástico fazendo tijolos e ganhadora do prêmio Jovem Campeã da Terra de 2020, expandir a empresa inovadora é só uma questão de tempo.