Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisA pandemia do COVID 19 mudou completamente a nossa rotina, na qual o uso de máscara é obrigatório e dessa forma se tornou um item essencial para nosso dia a dia, porém, além dos problemas que foram causados pela pandemia na economia e na saúde pública, também trouxe um problema ambiental grave. As máscaras descartáveis são fabricadas a base de plástico, e quando descartadas de forma incorreta vão parar em lixões, rios e até nos oceanos.
Uma solução muito interessante esta sendo estudada pelos pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT University), na Austrália que é a utilização das máscaras usadas para fabricação de asfalto.
Para fabricação de asfalto para duas pistas de um quilômetro são utilizadas 3 milhões de máscaras o que corresponde a 93 toneladas de lixo que serão reciclados, ou seja, que não vão chegar a lixões e aterros sanitários.
A reutilização dessas máscaras na fabricação de asfalto é muito animador à medida que conforme o que foi levantado pela ONG Ocean Conservancy, mensalmente são descartados 129 bilhões de máscaras, sendo muitas delas descartadas de forma incorreta e chegando aos oceanos.
O estudo começou com a utilização de máscaras limpas, ou seja, sem utilização nas quais foram retiradas as alças e partes de metal. O processo consiste em fragmentar parte do tecido e de polipropileno e misturar com o RCA (agregado de concreto reciclado), dessa forma gerando o asfalto com 1% de máscaras e 99% de RCA, o que garante um asfalto de alta qualidade.
“Esperamos que isso abra a porta para novas pesquisas, para trabalhar através de maneiras de gerenciar riscos à saúde e segurança em escala e investigar se outros tipos de EPI também seriam adequados para reciclagem”, afirmou Dr. Mohammad Saberian, primeiro autor do estudo, lembrando que o experimento é só o começo de tal trabalho pelas “estradas recicladas”.
O professor Jie Li, que lidera a equipe da Escola de Engenharia da RMIT “Se pudermos trazer o pensamento da economia circular para este problema massivo de resíduos, podemos desenvolver as soluções inteligentes e sustentáveis que precisamos”
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais