Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisToda área que foi agredida pelo lixo pode ser transformada desde que aplicada a vontade e técnicas corretas para a mudança, e isso é o que vemos no exemplo do que ocorreu com o maior aterro sanitário do mundo o Freshkills de Nova York.
Sendo o maior aterro sanitário do mundo é difícil acreditar que um local assim possa ser transformado e servir de exemplo para outros lugares, mostrando a capacidade do ser humano tanto para destruir o meio ambiente quando para restaurar e preservar o meio ambiente.
Um local onde era coberto por lixo, hoje abria um oásis no qual se pensava impossível de acontecer.
A iniciativa foi feita por autoridades do estado de Nova York e organizações sem fins lucrativos, que tomou tempo, planejamento e muito trabalho.
Fechado desde 2001 o Freshkills hoje é um oásis que tem três vezes o tamanho do Central Park, no qual durante o processo de restauração também foram utilizados rebanhos de cabra pela capacidade de restauração ecológica as quais foram inseridas em 2012.
O processo do tratamento do lixo que se encontra ali levou milhares de caminhões carregados com terra rica em ferro que foram trazidos de Nova Jersey para cobrir as folhas impermeáveis que isolam o lixo. Além de tubos que foram introduzidos para a captação de metano.
Calhas foram adicionadas para evitar o acumulo de água nos montes de lixo, e dessa forma foram plantadas árvores de uma vegetação que hoje cobre mais de 150 toneladas de lixo.
Entre as árvores e plantas forma inseridas espécies nativas o que atraiu uma fauna que antes não possuía ali, como muitos pássaros como exemplo a maior colônia de pardais Locustella no estado de Nova York.
O que aconteceu em Freshkills do estado de Nova York é um exemplo de que mudanças são possíveis e necessárias. E tudo que é bom precisamos divulgar e usar de exemplo para nosso dia a dia onde pequenas decisões podem fazer grandes diferenças para o meio ambiente.
Você pode conferir mais sobre o que ocorreu em Freshkills através do link freshkillspark.org
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais