Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisCom o consumo que é crescente ano a ano, assim como a geração de lixo que tem poluído não somente a terra, mas também os oceanos, uma medida que possa reverter esse cenário é essencial para o planeta.
Quando consideramos que o planeta não tem recursos infinitos e que o que poluímos agora também vai nos prejudicar e prejudicar o futuro de nossos filhos e a vida no planeta, podemos perceber a urgência de mudança de hábitos.
O lixo que polui o meio ambiente causa grandes estragos na fauna e flora, além de poluir lençóis freáticos. Nos conhecidos lixões, onde o lixo é descartado sem qualquer cuidado, podem também se tornar um ambiente propício para geração de doenças, o lixo depositado nesses locais podem chegar a rios através da água da chuva e o chorume gerado no solo pode penetrar solo chegando a lençóis freáticos.
Outro efeito causado pelo lixão é a segurança e a saúde de catadores que frequentam esses ambientes, com uma política bem definida e organizada esses catadores não precisaram frequentar esses ambientes em busca de materiais para vender para reciclagem.
Atualmente existem diversas startups que trabalham com o conceito de eco-friendly, onde os produtos são ecologicamente sustentáveis. Esses produtos em sua grande maioria tratam de materiais que são biodegradáveis a fim de causar o menor impacto possível no meio ambiente.
Um produto biodegradável é um produto que pode ser decomposto naturalmente caso seja descartado diretamente no meio ambiente. Apesar de muito do lixo que geramos se decompor naturalmente, é um processo que leva muitos anos como o plástico. No produto biodegradável é um processo que pode durar de dias até mesmo no máximo meses para a decomposição completa.
Como medida que podemos tomar para a poluição pelo lixo que geramos diariamente é com mudança de hábitos. A chave para combater a poluição por lixo é dar preferência a produtos ecologicamente sustentáveis.
- Dê preferência a produtos biodegradáveis, pois eles causam menos impacto ao meio ambiente, onde o impacto pode chegar à zero.
Imagem: https://good-edi.com/
- Faça coleta seletiva do lixo, cerca de 30% do lixo que geramos pode ser reciclado, mas para que isso aconteça é necessário que façamos a separação correta do lixo para encaminhar a cooperativas.
Foto de cottonbro: https://www.pexels.com/pt-br/foto/faca-voce-mesmo-diy-horizontal-humor-3951625/
- Reaproveite e recicle o que você jogaria no lixo, muitos recipientes derivados de embalagens podem ser reutilizados em casa, desde local para armazenamento de alimentos, organização e até mesmo como vasos de plantas.
Foto de Sarah Chai: https://www.pexels.com/pt-br/foto/canecas-de-ceramica-branca-em-bandeja-de-madeira-marrom-7262760/
- Conscientize, cada plástico ou papel de bala jogado no meio ambiente pode levar anos para se decompor. O plástico além de levar muitos anos para decomposição também pode derivar microplástico que polui o ar que respiramos e os oceanos.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia mais