Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisO termo sustentabilidade significa utilizar os recursos no presente sem prejudicar os recursos para gerações futuras. Esse termo pode ser usado em diversas áreas e não somente na questão ambiental.
A sustentabilidade econômica e ambiente atualmente é uma necessidade a medida que os recursos ficam cada vez mais escassos na natureza, visto que todo novo produto precisa de matéria-prima, onde somente uma pequena parcela é derivada da reciclagem de materiais.
Na sustentabilidade econômica visa o crescimento econômico ecologicamente correto, evitando o uso desnecessário de recursos naturais, reaproveitando produtos e reciclando produtos para transformar matéria-prima para fabricação de novos produtos.
Catherine Weetman, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons
A economia circular é a que mais se enquadra na questão da sustentabilidade econômica, nesse modelo econômico toda a produção de bens de consumo é feito baseando no conceito de que esse produto será reutilizado. Evitando assim nova extração de matéria-prima e que o produto seja descartado.
Diferenciando assim a economia linear onde todo produto fabricado é descartado e dificilmente reaproveitado, gerando assim um grave problema ambiental tanto no momento da extração de matéria-prima quando no descarte do produto após o uso.
Foto de ready made no Pexels
Da mesma forma que a sustentabilidade econômica visa reduzir os impactos ambientais reutilizando produtos, na sustentabilidade pessoal segue na mesma linha de raciocínio.
Como ser sustentável:
- Evite roupas de fast fashion, esse tipo de roupa é fabricado em massa e não possui qualidade. Outro aspecto muito negativo da fast fashion está na poluição que causa no meio ambiente, com diversas roupas com plástico na composição sendo descartadas no meio ambiente.
Além do fato humanitário, sendo a questão de mão-de-obra escrava ou a beira da escravidão na fabricação dessas roupas.
Ao comprar roupas prefira roupas que durem, de preferência a fabricantes locais. Ajude a economia loca.
- Evite produtos que não podem ser reciclados, tudo que for comprar, veja se pode ser reaproveitado ou reciclado, se não, repense! Compre outro produto que tenha as características.
- De preferência a produtos duráveis, evite produtos de baixa qualidade, a troca constante desses produtos gera uma pegada ecológica muito alta.
- Compre somente o necessário, ao evitar comprar produtos sem necessidade estará preservando o meio ambiente e também economizando.
- Compre alimentos orgânicos de preferência de agricultores locais.
- Opte por veículos que não poluem, ou de preferência a usar veículos coletivos.
Imagem de Shirley Hirst por Pixabay
A coleta seletiva de lixo é um pilar importante quanto se trata de fazer a reciclagem correta dos materiais, evitando assim que esse material vá parar em lixões e aterros sanitários.
No entanto, o uso da coleta seletiva no Brasil ainda caminha de forma muito devagar em relação ao ideal, porém continua evoluindo anualmente.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais