Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisNós estamos gerando lixo diariamente e nem sempre paramos para pensar sobre isso e sobre o destino que esse lixo gerado tem, ou seja, para onde vai o lixo que nós geramos?
A definição de lixo é basicamente qualquer coisa que não tem mais utilidade, logo tudo que se encaixa nessa característica é considerado lixo, mas não precisa ser dessa forma já que muito do que é considerado lixo pode ser reciclado.
Quando um material pode ser reciclado então o mesmo possui utilidade e dessa forma é chamado resíduo, já quando não é possível reciclar o material nesse caso é considerado rejeito.
Foto de Juan Pablo Serrano Arenas no Pexels
Diariamente em nossas rotinas geramos algum tipo de resíduo, desde momentos que estamos descansando em um ambiente de lazer até quando estamos nos alimentando ou cuidando de nossa higiene pessoal.
Independente se o é resíduo ou rejeito, quando jogamos na lixeira comum o mesmo é considerado lixo, visto que não poderá ser reciclado.
Foto de Kelly L no Pexels
Cada lixo gerado e descartado na lixeira comum é recolhido pelo caminhão da prefeitura local, e poderá ser no melhor dos cenários encaminhados para um aterro sanitário, já nos piores cenários são encaminhados para lixões a céu aberto.
Um aterro sanitário é um projeto de engenharia em que é feito um processo de adaptação do ambiente com valas construídas para receber os rejeitos, essas valas utilizam cobertura no solo evitando que o chorume vaze e polua o solo, e possuem encanamentos para a saída do gás metano liberado dessas valas, por cima da vala é feito uma cobertura possuindo somente a saída do encanamento.
Apesar de o aterro ser construído visando o depósito do lixo, ainda existem muitos problemas como, por exemplo, muitos materiais que poderiam ser reciclado são colocados em valas, se por um lado evitamos poluir outros locais por outro o material que não está sendo reciclado fará falta para a fabricação de novos produtos que precisará fazer a extração de matéria-prima da natureza causando assim estranhos no meio ambiente.
Outro problema comum dos aterros sanitário está em vazamentos que são constantes, apesar de ser um projeto de engenharia visando o depósito do lixo, em muitos casos acontecem acidentes onde o chorume acaba poluindo o solo e chegando a lençóis freáticos.
O lixão por sua vez não possui nenhum tipo de cuidado ou processo de engenharia, onde todo o lixo é simplesmente descartado no chão, gerando diversos problemas ambientais e de saúde pública, dado que o lixo poderá ser carregado pela chuva, o chorume está diretamente em contato com o solo e a proliferação de insetos e roedores pode trazer doenças.
Foto de mali maeder no Pexels
No caso do lixo ser reciclado ele será tratado como resíduos e rejeito, nesse caso será encaminhado para cooperativas que farão a triagem do material, e esse material será reciclado voltando assim ser matéria-prima na fabricação de novos produtos.
Para reciclar o lixo é preciso primeiro fazer a separação correta dos materiais, essa separação é feita conforme a natureza do material como exemplo, plástico, metal, vidro, madeira, hospitalar, orgânico entre outros.
A separação é feita utilizando uma lixeira para cada tipo de material, conhecidas como lixeiras para coleta seletiva de lixo, cada lixeira possui ou uma cor diferente, ou um adesivo indicando o tipo de material que deve ser descartado naquela lixeira.
Cada lixeira pode ser separada por cor, porque cada cor da coleta seletiva significa um material diferente como no caso do vermelho para plástico, azul para papel, verde para vidro, amarelo para metais e laranja para materiais radioativos, confira a lista completa aqui.
Como o Consumo Desenfreado Afeta a Sustentabilidade Ambiental e o que Podemos Fazer a Respeito
Leia maisVocê sabe quais são as cores para cada tipo de material? Veja!
Leia maisDesvendando o significado das setas no símbolo universal da reciclagem
Leia maisDescubra maneiras eficientes de descartar seu lixo eletrônico de forma responsável e segura.
Leia maisDescubra como os 5Rs - Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar - podem ajudar a preservar o meio ambiente
Leia mais