Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO plástico é um sério problema ambiental onde atualmente só nos oceanos contém 14 bilhões de toneladas de plástico, onde se não for feito nada para conter o problema em 2050 terá mais plástico nos oceanos do que peixes, em um ritmo que são anualmente despejadas 8 milhões de toneladas de plástico equivalente a 1 caminhão de plástico por minuto nos oceanos.
Muito além do problema visual e da vida marinha, o plástico é um problema real para nossa saúde devido ao microplástico que pode ser de origem primária ou secundária, aonde a origem primária vem de produtos que já contém microplástico como tecidos e produtos de higiene. Já a origem secundária é derivada de materiais plásticos maiores que ao ter contato com atrito, sol e água liberam microplástico que pode estão na água e até mesmo no ar que respiramos.
Foto de Julia M Cameron: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lixo-besteira-pessoa-plastico-6995367/
Um projeto lançado pela Alliance to End Plastic Waste (Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos – AEPW) em parceria com a organização sem fins lucrativos Recicleiros. O projeto previsto para ser totalmente implementado em 5 anos, visa atualmente 60 cidades em 26 estados do Brasil. Com programas comunitários e 60 centros de triagem de materiais-reciclados.
Os benefícios desse projeto vão ajudar não somente o meio ambiente, mas também vai gerar cerca de 3 mil empregos devido à mão-de-obra necessária para o projeto.
Após sua total implementação, o projeto vai reciclar cerca de 30 mil toneladas de plástico por ano, ou seja, 30 mil toneladas que estariam poluindo vão voltar a ser matéria-prima para novos produtos. Um benefício baseado na economia circular.
Para se manter o projeto visa alcançar estabilidade econômica encurtando contatos com as marcas de compra e venda para aumentar o retorno para os catadores.
Foto de mali maeder no Pexels
Todo projeto que faz a diferença também é uma inspiração para novas ações nesse mesmo sentido, onde tudo é muito bem-vindo desde pequenos projetos em comunidades isoladas em relação à coleta seletiva até para grandes centros.
Ações como essa sem dúvida é muito bem-vinda e deve ser coloca em exposição para que mais pessoas possam acompanhar e fazer também a diferença.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia mais