Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisQuando a pensamos em reciclagem de lixo sempre vem o conceito relacionado ao meio ambiente, o que não deixa de ser verdade. Porém, além do meio ambiente, a reciclagem de lixo é muito boa para a economia do país e gera empregos.
Reciclar o lixo é um processo que precisa de separação dos resíduos e tratamento dos mesmos para poderem ser reciclados de forma adequada e todo o processo é preciso de mão-de-obra qualificada.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil gera mais de 82 milhões de toneladas de lixo por ano onde apenas pouco mais de 2% apenas é reciclado. Um número tão baixo diante de uma grande quantidade de lixo que está causando danos ao meio ambiente e também a própria economia do país.
Apesar das vantagens da reciclagem do lixo junto com a coleta seletiva para o meio ambiente e para questão social, esse conceito ainda é desconhecido ou ignorado.
Nesse cenário é preciso mudar a forma de olhar para questão de coleta seletiva de lixo, já que o conceito lixo é visto como um termo pejorativo e o seu significado é de material que se tornou obsoleto e sem utilidade, o que não é verdade. Ou seja, tudo que pode ser considerado lixo, na verdade pode ser um material que será reciclado.
Para uma separação mais adequada referente aos materiais reciclados temos os tempos rejeito e resíduo.
Rejeito é tudo aquilo que não pode ser reciclado, como matéria orgânica e materiais que não tem como reciclar, nesse caso, sim, o termo lixo podem ser enquadrados.
Resíduos é tudo que pode ser reaproveitado, reciclado e transformado.
O que é lixo para alguns é o ganha-pão para outros, uma nova forma de pensar sobre os resíduos que geramos no nosso dia a dia.
Imagem de Shirley Hirst por Pixabay
Assim como qualquer trabalho que precisa ser feito, a coleta seletiva de lixo tem um grande potencial para geração de empregos, como já mencionado é necessário mão-de-obra qualificada.
Fonte: https://theoceancleanup.com/media-gallery/
Gerando emprego desde a produção de lixeiras e ferramentas para a coleta seletiva, gerando renda indiretamente para vendedores e distribuidores até aos coletores de lixo urbano. Toda uma reação em cadeia que ajuda a vários setores da sociedade e que ainda é muito pouca explorada no Brasil.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais