Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisÉ fato que o consumo desenfreado aliado à obsolescência programada gera uma grande quantidade de lixo, seja na produção dos produtos, ou seja, no descarte do lixo. O que gera um impacto muito negativo ao meio-ambiente.
Porém, é fato também que assim como a tecnologia causou danos ao meio ambiente, também há tecnologia que está a favor do meio ambiente e é disso que vamos demonstrar aqui, tecnologias que beneficiam o meio ambiente.
O termo energia verde é utilizado para indicar tipos de energia que são renováveis ou que tenham efeitos muito pequenos no meio ambiente, e com certeza a tecnologia também faz parte disso.
Foto de Hoan Ngọc: https://www.pexels.com/pt-br/foto/energia-alternativa-trabalhadores-de-construcao-operarios-de-construcao-inovacao-6961123/
O sol sem dúvidas é uma das melhores fontes de energia sustentável, visto que é gratuita e está disponível em abundância em quase todo o planeta. Com a tecnologia de painéis solares é possível pegar essa energia para uso residencial, uso em empresas e até mesmo pública. Onde não gera poluente e não causa impactos ambientais.
Foto de Oleksandr Pidvalnyi: https://www.pexels.com/pt-br/foto/agricola-terras-agricolas-terra-cultivavel-campo-11466855/
Um grande exemplo de biocombustível é o Etanol, renovável e apesar do seu uso liberar CO² é praticamente anulado durante a plantação de cana já que as plantas pegam boa parte do CO² da atmosfera para poder se desenvolver, sendo assim uma alternativa muito melhor para o combustível fóssil onde não tem compensação de CO² e não é renovável.
Atualmente existem projetos que já funcionam onde é possível localizar e exterminar pragas de plantações com utilização de robôs, de forma que não seja necessário o uso de pesticidas que agridem o meio ambiente e também a saúde humana.
Outro setor que a tecnologia conseguiu ajudar é no tratamento de água, onde é possível reciclar a água. Esse processo trata a água já poluída dando um novo uso para a mesma, a tornando potável novamente.
O desenvolvimento sustentável é, sim, possível desde que exista conscientização sobre sua necessidade e incentivos governamentais. Na Europa em alguns países já utilizam a economia circular, onde visa um desenvolvimento sustentável com o reaproveitamento de produtos e dando preferência a energia verde.
Para o reaproveitamento do lixo é preciso que seja feito a separação do material para que dessa forma possa ser enviado para reciclagem, evitando assim que o mesmo polua o meio ambiente e possa retornar para ser utilizado como matéria-prima novamente.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais