Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO lixo plástico nos oceanos é uma realidade muito desagradável para a vida marinha, para a vida dos seres humanos indireta e indiretamente.
À medida que o plástico aumenta nos oceanos poderá levar muitas espécies à extinção, além do microplástico que tem se espalhado rapidamente.
Evitar que o plástico chegue aos rios e oceanos é sem dúvida necessário, mas também é preciso fazer limpeza dos oceanos, o que pode parecer intangível por conta de seu tamanho e de todo plástico que contém nele, um exemplo claro disso é a grande mancha do pacífico ou conhecida também como a ilha de plástico do pacífico que tem um tamanho aproximado ao da França.
Apesar de parecer uma utopia, a limpeza dos oceanos está bem próxima da realidade e já foi iniciada com a limpeza de 100 toneladas de plástico através do sistema 002 da The Ocean Cleanup, idealizado pelo Boyan Slat.
Foto de 7inchs: https://www.pexels.com/pt-br/foto/aqua-borrao-mancha-nevoa-6702766/
Fonte https://theoceancleanup.com/milestones/system-002/
O Sistema 002 carinhosamente chamado de "Jenny" é um sistema de dois barcos com uma linha flutuante ligada a cada barco. Dessa forma os barcos formam uma rede com um funil armazenando o lixo plástico flutuante.
Iniciado em agosto de 2021, o sistema conseguiu fazer a coleta de nove toneladas de plástico em seu teste inicial no pacífico. Em um ano, chegou ao número de 101.553 quilos de plástico, percorrendo uma área oceânica de mais de 3mil km².
Fonte https://theoceancleanup.com/milestones/system-002/
Após o sucesso do 002 já é previsto a construção do Sistema 003 com uma capacidade muito maior e mais eficaz, com um potencial de 10 vezes maior.
Jovem holandês Boyan Slat decidiu dedicar a limpeza do mar, onde atualmente é CEO da The Ocean Cleanup, aonde quer chegar ao número de limpeza de 80% do plástico dos oceanos em até 2030 e 90% até 2040. Colocado em uma carta enviada a ONU (Organização das Nações Unidas).
Com sede na Holanda, a The Ocean Cleanup é uma organização ambiental de engenharia sem fins lucrativos. Seu objetivo é a limpeza dos oceanos removendo os plásticos. Com projetos que fazem a interceptação nos rios e no próprio oceano.
Sua fundação foi em 2013 pelo Holandes Boyan Slat. E desde então tem trabalhado para a limpeza dos oceanos com projetos como o Interceptor.
Projeto “rodando com tampinhas” iniciado em julho de 2019 já reuniu 1 tonelada de tampas plásticas
Leia maisO que é lixo para alguns é matéria prima para outros!
Leia maisDesdobrando os Princípios e Impactos do Relatório Brundtland
Leia maisUma inovação que pode gerar energia limpa e custa menos do que um smartphone
Leia maisComo as microalgas podem ajudar a combater o aquecimento global nas cidades
Leia maisDicas Práticas para Reciclar Papel e Preservar o Meio Ambiente
Leia mais